Menor que Toro e Maior que Montana? Nova Pickup da VW Chega em 2026

7

A Volkswagen está preparando uma novidade para o mercado brasileiro de picapes, que por conta da longa espera talvez já nem seja tão novidade, e ela promete agitar o segmento. A Tarok, nome que já circula há algum tempo, mas que precisa de confirmação oficial, deve chegar ao Brasil em 2026 com um tamanho que surpreende: menor do que muitos esperavam, mas ainda assim posicionada para brigar com modelos como a Renault Oroch e a Chevrolet Montana.

VW Pickup / Foto Projeção: Motor Prime
VW Pickup / Foto Projeção: Motor Prime

Design e plataforma: um visual familiar

Pelo que se sabe até agora, a Tarok não vai apenas compartilhar a plataforma com o T-Cross, mas também herdará muito do design do SUV. Isso significa que, tanto por fora quanto por dentro, a nova picape da VW terá um visual moderno e conectado com a linha atual da marca.

Em termos de dimensões, a Tarok deve ficar em um meio-termo interessante: menor que a Toro, mas maior que a Montana. Isso porque ela será baseada em uma plataforma de utilitário compacto, diferente do conceito apresentado em 2018, que usava a base do Taos, um SUV médio.

VW Pickup / Foto Projeção: Motor Prime

Motorização: o que esperar?

A princípio, especulava-se que a Tarok poderia estrear o novo motor 1.5 TSI EVO2, que substituirá o atual 1.4 TSI. No entanto, tudo indica que o lançamento será mesmo com o conhecido 1.4 turbo, que entrega 150 cv e 25,5 mkgf de torque, aliado a um câmbio automático de seis marchas.

Mas a VW parece estar de olho em todas as frentes: versões manuais, voltadas para o trabalho, também estão nos planos. Além disso, há a possibilidade de a picape ganhar uma opção com motor 1.0 turbo, de 128 cv, para competir com as versões de entrada das concorrentes.

Foto Projeção: Motor Prime

Suspensão: um diferencial importante

Um dos pontos mais interessantes revelados recentemente é o sistema de suspensão da Tarok. Durante testes, um protótipo foi flagrado usando eixo rígido e feixe de molas na traseira, um sistema comum em picapes médias e veículos pesados de carga.

Esse tipo de suspensão, também usado pela Fiat Strada, é conhecido por oferecer maior capacidade de carga – algo que a Tarok parece querer priorizar. Além disso, a geometria do eixo rígido, em formato de (Omega), ajuda a proteger o veículo em terrenos acidentados, evitando danos ao passar por obstáculos.

Foto Projeção: Motor Prime

Dimensões: um tamanho estratégico

As medidas da Tarok também chamam a atenção. Com um entre-eixos de aproximadamente 2,79 metros, ela se aproxima da Chevrolet Montana (2,80 m) e deve ser um pouco mais estreita que o Tiguan, com cerca de 1,80 m de largura. Essas dimensões a colocam em uma posição intermediária, ideal para quem busca uma picape compacta, mas com espaço interno generoso.

Foto Projeção: Motor Prime

Produção e concorrência

A nova picape da Volkswagen será produzida em São José dos Pinhais (PR), mesma fábrica que produz o Virtus e o T-Cross. Seu objetivo no mercado é claro: competir com modelos como a Renault OrochFiat Strada e Chevrolet Montana e, é claro, apode até mesmo buscar clientes Fiat Toro, mas em menor proporção.

Foto Projeção: Motor Prime

Apesar de a Tarok chegar com boas credenciais, a Fiat Toro ainda pode respirar aliviada por um tempo. Como líder absoluta do segmento, ela continuará nadando de braçadas, mas a concorrência promete esquentar com a entrada da nova VW.

Conclusão

Volkswagen Tarok chega em 2026 para ocupar um espaço interessante no mercado brasileiro de picapes. Com um tamanho intermediário, um design diferenciado e um bom conjunto mecânico, ela promete ser uma forte concorrente para modelos como a Montana.

Foto Projeção: Motor Prime

Ainda há detalhes a serem revelados, mas uma coisa é certa: a VW está de olho em quem busca uma picape compacta, mas com capacidade e tecnologia para o dia a dia. E você, está ansioso para conhecer a Tarok de perto? Conta pra gente nos comentários!

7 COMENTÁRIOS

  1. Tarok… Me parece muito alarde p/ pouca realidade, à exemplo da Montana que muito prometeu antes como espaço interno e etc, e pouco entregou na real… Aos que pretendiam concorrer com a Oroch que abriu o segmento e nem a Renault se dispôs a manter ou Salvar… E que agora já retirou de produção da Outsider, sem nem saber promove-la como merecia… É um esforço inútil fzr mto marketing e entregar um resultado caro e sem comprometimento com o consumidor … Comprador de Renault desde Clio, Sandero’s, Megane Grantour, Oroch 2.0 AT e recente Outsider… Me fez ficar cético com essa falta de atitudes e respeito ao mercado de Pickups médias …

  2. Essa pick Up foi apresentada no salão do automóvel em 2018 e só agora resolveram fazer ela comercialmente. A VW está muito atrasada em relação a FIAT e deveria colocar mais tecnologia em seus carros para tentar puxar esses clientes da concorrente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Sair da versão mobile