A Volkswagen está preparando uma novidade para o mercado brasileiro de picapes, que por conta da longa espera talvez já nem seja tão novidade, e ela promete agitar o segmento. A Tarok, nome que já circula há algum tempo, mas que precisa de confirmação oficial, deve chegar ao Brasil em 2026 com um tamanho que surpreende: menor do que muitos esperavam, mas ainda assim posicionada para brigar com modelos como a Renault Oroch e a Chevrolet Montana.

Design e plataforma: um visual familiar
Pelo que se sabe até agora, a Tarok não vai apenas compartilhar a plataforma com o T-Cross, mas também herdará muito do design do SUV. Isso significa que, tanto por fora quanto por dentro, a nova picape da VW terá um visual moderno e conectado com a linha atual da marca.
Em termos de dimensões, a Tarok deve ficar em um meio-termo interessante: menor que a Toro, mas maior que a Montana. Isso porque ela será baseada em uma plataforma de utilitário compacto, diferente do conceito apresentado em 2018, que usava a base do Taos, um SUV médio.
Motorização: o que esperar?
A princípio, especulava-se que a Tarok poderia estrear o novo motor 1.5 TSI EVO2, que substituirá o atual 1.4 TSI. No entanto, tudo indica que o lançamento será mesmo com o conhecido 1.4 turbo, que entrega 150 cv e 25,5 mkgf de torque, aliado a um câmbio automático de seis marchas.
Mas a VW parece estar de olho em todas as frentes: versões manuais, voltadas para o trabalho, também estão nos planos. Além disso, há a possibilidade de a picape ganhar uma opção com motor 1.0 turbo, de 128 cv, para competir com as versões de entrada das concorrentes.
Suspensão: um diferencial importante
Um dos pontos mais interessantes revelados recentemente é o sistema de suspensão da Tarok. Durante testes, um protótipo foi flagrado usando eixo rígido e feixe de molas na traseira, um sistema comum em picapes médias e veículos pesados de carga.
Esse tipo de suspensão, também usado pela Fiat Strada, é conhecido por oferecer maior capacidade de carga – algo que a Tarok parece querer priorizar. Além disso, a geometria do eixo rígido, em formato de (Omega), ajuda a proteger o veículo em terrenos acidentados, evitando danos ao passar por obstáculos.
Dimensões: um tamanho estratégico
As medidas da Tarok também chamam a atenção. Com um entre-eixos de aproximadamente 2,79 metros, ela se aproxima da Chevrolet Montana (2,80 m) e deve ser um pouco mais estreita que o Tiguan, com cerca de 1,80 m de largura. Essas dimensões a colocam em uma posição intermediária, ideal para quem busca uma picape compacta, mas com espaço interno generoso.
Produção e concorrência
A nova picape da Volkswagen será produzida em São José dos Pinhais (PR), mesma fábrica que produz o Virtus e o T-Cross. Seu objetivo no mercado é claro: competir com modelos como a Renault Oroch, Fiat Strada e Chevrolet Montana e, é claro, apode até mesmo buscar clientes Fiat Toro, mas em menor proporção.
Apesar de a Tarok chegar com boas credenciais, a Fiat Toro ainda pode respirar aliviada por um tempo. Como líder absoluta do segmento, ela continuará nadando de braçadas, mas a concorrência promete esquentar com a entrada da nova VW.
Conclusão
A Volkswagen Tarok chega em 2026 para ocupar um espaço interessante no mercado brasileiro de picapes. Com um tamanho intermediário, um design diferenciado e um bom conjunto mecânico, ela promete ser uma forte concorrente para modelos como a Montana.
Ainda há detalhes a serem revelados, mas uma coisa é certa: a VW está de olho em quem busca uma picape compacta, mas com capacidade e tecnologia para o dia a dia. E você, está ansioso para conhecer a Tarok de perto? Conta pra gente nos comentários!
Isso aí é o Saveiro nova geração com novo nome para justificar um preço desonesto.
Precisava ter opção de 4×4
O Jetta virou picape? Rapaz, será que tem versão GLI? Kkkkkkkkkkk
Com a mecânica TSI 1.4 não vai ter pra ninguém, vai ganhar em desempenho e economia…Isso é fato.
Quando lançar já estaremos andando de disco voador. Santa agilidade comercial.
Tarok… Me parece muito alarde p/ pouca realidade, à exemplo da Montana que muito prometeu antes como espaço interno e etc, e pouco entregou na real… Aos que pretendiam concorrer com a Oroch que abriu o segmento e nem a Renault se dispôs a manter ou Salvar… E que agora já retirou de produção da Outsider, sem nem saber promove-la como merecia… É um esforço inútil fzr mto marketing e entregar um resultado caro e sem comprometimento com o consumidor … Comprador de Renault desde Clio, Sandero’s, Megane Grantour, Oroch 2.0 AT e recente Outsider… Me fez ficar cético com essa falta de atitudes e respeito ao mercado de Pickups médias …