O mercado brasileiro de picapes deve avançar de forma consistente em 2025. As projeções indicam crescimento acima dos 5% em relação à média do setor automotivo. Hoje, os utilitários já representam 19% das vendas de veículos novos, com algo perto de meio milhão de unidades por ano. É um segmento variado, com compactas como Strada e Saveiro, opções médias como Toro e Maverick e modelos tradicionais de chassi como S10, Triton e Hilux. Além disso, há espaço para as grandonas, como RAM 1500 e Silverado.

No Brasil, o gosto do público fica bem evidente. A maioria dos compradores busca picapes com motor diesel, tração 4×4 e estrutura de chassi tradicional. Nesse cenário, a Toyota Hilux segue líder entre as médias. Por outro lado, modelos mais leves também ganham destaque, como a Fiat Toro, que mesmo com monobloco oferece versões diesel. Enquanto isso, a Ford Maverick aposta na tração integral mesmo usando motor a gasolina.
Com tantas opções disponíveis, muita gente procura referências claras para escolher. Desse modo, o guia abaixo reúne as picapes 4×4 mais baratas do país entre as que conseguem rodar com tranquilidade em qualquer tipo de terreno.
Fiat Toro Volcano 2.2 diesel 4×4
A opção mais acessível da lista recebeu atualizações na linha 2026. O motor 2.2 turbodiesel entrega 200 cv e 45,9 kgfm de torque. Além disso, a tração é 4×4 com reduzida, combinada ao câmbio automático de nove marchas. Ela traz painel digital, multimídia de dez polegadas e freio a disco nas quatro rodas. O preço gira em torno de R$ 212,9 mil.
Ford Maverick Lariat Black AWD
A Maverick passou por mudanças na linha 2025. O motor 2.0 turbo a gasolina rende 253 cv e 38 kgfm de torque, unido à tração integral e ao câmbio de oito marchas. Além disso, a versão de entrada oferece teto solar, bancos em couro, multimídia com câmera de ré e espelhamento sem fio. Custa R$ 219.990.
JAC Hunter HD 4×4
A JAC Hunter chegou neste ano apostando em equipamentos e proposta robusta. O motor é um 2.0 turbodiesel de 191 cv e 46 kgfm de torque. Por isso, a picape trabalha bem em trilhas e uso pesado, sempre com tração 4×4 e reduzida. Ela ainda conta com teto solar, bancos elétricos e visual imponente. O preço fica em R$ 239 mil.
Mitsubishi Triton GL 4×4
A Triton foi renovada recentemente e segue com o motor 2.4 turbodiesel de 205 cv e 47,9 kgfm. A tração continua sendo 4×4 com reduzida e o câmbio é manual. Assim, a picape mantém o foco na robustez tradicional. Ela é vendida por R$ 249.990.
Fiat Titano Endurance 4×4
A Titano recebeu o motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e 45,9 kgfm. Inclusive, a versão Endurance aposta no câmbio manual, mantendo boa relação entre custo e proposta off-road. O valor sugerido é de R$ 254.990.
GWM Poer P30
A opção da GWM busca equilibrar preço e porte. O motor 2.4 turbodiesel entrega 184 cv e 48,9 kgfm de torque. Além disso, a picape oferece tração 4×4 e boa capacidade de carga, passando de uma tonelada na versão Trail. O preço fica em R$ 240 mil.

O segmento de picapes 4×4 segue em alta no Brasil e 2025 deve movimentar ainda mais esse mercado. Por isso, as opções disponíveis atendem desde quem quer tecnologia e conforto até quem precisa de força, carga e tração pesada. Com preços que partem da faixa dos 212 mil, há alternativas diesel e gasolina com tração integral. No fim das contas, a escolha ideal depende do uso diário, do orçamento e do nível de recursos que cada comprador considera essencial.









