Qual é o preço de um Ford Pampa 1991? Ficha Técnica em Destaque

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A Ford Pampa foi uma das picapes mais queridas do Brasil, marcando época entre os anos 80 e 90. Produzida entre 1982 e 1997, ela nasceu como uma derivada do Corcel II e rapidamente conquistou espaço pela sua robustez e eficiência. A versão de 1991 com o motor 1.8 S é um dos modelos mais valorizados atualmente, tanto por colecionadores quanto por fãs de veículos clássicos. Vamos explorar os detalhes dessa lenda automotiva e entender o que torna a Pampa 1991 tão especial.

Ford Pampa 1991 1.8 S / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford Pampa 1991 1.8 S / Foto: Reginaldo de Campinas

Preço da Ford Pampa 1991

Se você está pensando em adquirir uma Ford Pampa 1991, prepare-se para variações significativas no preço. Segundo a Tabela Fipe, o valor médio de mercado para o modelo equipado com o motor 1.8 S é de R$ 13.488,00. No entanto, o estado de conservação e a originalidade podem elevar o preço consideravelmente. Exemplares impecáveis, considerados itens de colecionador, chegam a ser negociados por até R$ 50 mil!

Ford Pampa 1991 1.8 S / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford Pampa 1991 1.8 S / Foto: Reginaldo de Campinas

Essa diferença de preços entre a tabela de referência e o preço de mercado se deve à raridade de unidades bem conservadas e ao apelo nostálgico que o modelo tem entre os simpatizantes de carros clássicos. Assim, além da mecânica confiável, o modelo 1991 trazia o motor 1.8 S que oferecia desempenho superior, garantindo força tanto para o trabalho quanto para o uso no dia a dia.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Por que a Pampa ainda é tão admirada?

Mesmo décadas após o fim da sua produção, a Ford Pampa permanece no imaginário dos brasileiros. Sua simplicidade, durabilidade e design que mistura elementos de carro de passeio e picape fizeram dela um veículo único. Para muitos, possuir uma Pampa nos dias de hoje é reviver os bons tempos em que ela dominava as ruas e as estradas do interior.

Ford Pampa 1991 1.8 S / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford Pampa 1991 1.8 S / Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica – Ford Pampa 1991 1.8 S

Desempenho

  • Aceleração 0-100 km/h: 13,5 s
  • Velocidade Máxima: 151 km/h

Motor

  • Código do Motor: AP-1800
  • Tipo de Alimentação: Carburador
  • Aspiração: Natural
  • Cilindrada: 1.781 cm³
  • Disposição: Longitudinal, dianteiro
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de Válvulas: Único no cabeçote
  • Acionamento do Comando: Correia dentada
  • Diâmetro x Curso do Pistão: 81 mm x 86,4 mm
  • Razão de Compressão: 8,5:1
  • Potência Máxima: 86 cv a 5.200 rpm
  • Torque Máximo: 15 kgfm a 3.000 rpm
  • Potência Específica: 48,3 cv/litro
  • Torque Específico: 8,4 kgfm/litro
  • Peso/Potência: 12,6 kg/cv
  • Peso/Torque: 72,0 kg/kgfm
  • Tuchos: Mecânicos
  • Válvulas por Cilindro: 2

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Tração: Dianteira

Dimensões e Capacidades

  • Comprimento: 4.382 mm
  • Largura: 1.674 mm
  • Altura: 1.355 mm
  • Distância entre Eixos: 2.578 mm
  • Vão Livre do Solo: 165 mm
  • Peso: 1.080 kg
  • Porta-Malas / Caçamba: 840 litros
  • Carga Útil: 580 kg
  • Reboque sem Freio: 400 kg
  • Tanque de Combustível: 74 litros

Pneus

  • Dimensão (dianteiros, traseiros e estepe): 175/70 R13
  • Altura do Flanco: 123 mm

Aerodinâmica

  • Área Frontal: 1,93 m²
  • Área Frontal Corrigida: 1,004 m²
  • Coeficiente de Arrasto (Cx): 0,52

Direção

  • Tipo: Não assistida
  • Diâmetro de Giro: 12 m

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos
  • Traseira: Eixo rígido
  • Elemento Elástico (traseira): Feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Consumo e Autonomia

  • Consumo Urbano (Gasolina): 9,9 km/l
  • Consumo Rodoviário (Gasolina): 12 km/l
  • Autonomia Urbana (Gasolina): 733 km
  • Autonomia Rodoviária (Gasolina): 888 km
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Dessa forma, a Ford Pampa 1991 continua sendo um marco entre as picapes brasileiras. Com preços variando de acordo com o estado de conservação, ela é uma opção interessante tanto para quem busca um veículo utilitário nostálgico para uso no dia dia quanto para colecionadores apaixonados por raridades. Seja pelo motor 1.8 S ou pela sua capacidade de trabalho, a Pampa merece seu lugar na galeria das lendas automotivas do Brasil.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

E você, já teve ou gostaria de ter uma Ford Pampa na garagem? Deixe sua opinião!

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