A Ford Pampa foi uma das picapes mais queridas do Brasil, marcando época entre os anos 80 e 90. Produzida entre 1982 e 1997, ela nasceu como uma derivada do Corcel II e rapidamente conquistou espaço pela sua robustez e eficiência. A versão de 1991 com o motor 1.8 S é um dos modelos mais valorizados atualmente, tanto por colecionadores quanto por fãs de veículos clássicos. Vamos explorar os detalhes dessa lenda automotiva e entender o que torna a Pampa 1991 tão especial.
Preço da Ford Pampa 1991
Se você está pensando em adquirir uma Ford Pampa 1991, prepare-se para variações significativas no preço. Segundo a Tabela Fipe, o valor médio de mercado para o modelo equipado com o motor 1.8 S é de R$ 13.488,00. No entanto, o estado de conservação e a originalidade podem elevar o preço consideravelmente. Exemplares impecáveis, considerados itens de colecionador, chegam a ser negociados por até R$ 50 mil!
Essa diferença de preços entre a tabela de referência e o preço de mercado se deve à raridade de unidades bem conservadas e ao apelo nostálgico que o modelo tem entre os simpatizantes de carros clássicos. Assim, além da mecânica confiável, o modelo 1991 trazia o motor 1.8 S que oferecia desempenho superior, garantindo força tanto para o trabalho quanto para o uso no dia a dia.
Por que a Pampa ainda é tão admirada?
Mesmo décadas após o fim da sua produção, a Ford Pampa permanece no imaginário dos brasileiros. Sua simplicidade, durabilidade e design que mistura elementos de carro de passeio e picape fizeram dela um veículo único. Para muitos, possuir uma Pampa nos dias de hoje é reviver os bons tempos em que ela dominava as ruas e as estradas do interior.
Ficha Técnica – Ford Pampa 1991 1.8 S
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 13,5 s
- Velocidade Máxima: 151 km/h
Motor
- Código do Motor: AP-1800
- Tipo de Alimentação: Carburador
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 1.781 cm³
- Disposição: Longitudinal, dianteiro
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de Válvulas: Único no cabeçote
- Acionamento do Comando: Correia dentada
- Diâmetro x Curso do Pistão: 81 mm x 86,4 mm
- Razão de Compressão: 8,5:1
- Potência Máxima: 86 cv a 5.200 rpm
- Torque Máximo: 15 kgfm a 3.000 rpm
- Potência Específica: 48,3 cv/litro
- Torque Específico: 8,4 kgfm/litro
- Peso/Potência: 12,6 kg/cv
- Peso/Torque: 72,0 kg/kgfm
- Tuchos: Mecânicos
- Válvulas por Cilindro: 2
Transmissão
- Câmbio: Manual de 5 marchas
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Tração: Dianteira
Dimensões e Capacidades
- Comprimento: 4.382 mm
- Largura: 1.674 mm
- Altura: 1.355 mm
- Distância entre Eixos: 2.578 mm
- Vão Livre do Solo: 165 mm
- Peso: 1.080 kg
- Porta-Malas / Caçamba: 840 litros
- Carga Útil: 580 kg
- Reboque sem Freio: 400 kg
- Tanque de Combustível: 74 litros
Pneus
- Dimensão (dianteiros, traseiros e estepe): 175/70 R13
- Altura do Flanco: 123 mm
Aerodinâmica
- Área Frontal: 1,93 m²
- Área Frontal Corrigida: 1,004 m²
- Coeficiente de Arrasto (Cx): 0,52
Direção
- Tipo: Não assistida
- Diâmetro de Giro: 12 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços sobrepostos
- Traseira: Eixo rígido
- Elemento Elástico (traseira): Feixe de molas semielípticas
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Consumo e Autonomia
- Consumo Urbano (Gasolina): 9,9 km/l
- Consumo Rodoviário (Gasolina): 12 km/l
- Autonomia Urbana (Gasolina): 733 km
- Autonomia Rodoviária (Gasolina): 888 km
Dessa forma, a Ford Pampa 1991 continua sendo um marco entre as picapes brasileiras. Com preços variando de acordo com o estado de conservação, ela é uma opção interessante tanto para quem busca um veículo utilitário nostálgico para uso no dia dia quanto para colecionadores apaixonados por raridades. Seja pelo motor 1.8 S ou pela sua capacidade de trabalho, a Pampa merece seu lugar na galeria das lendas automotivas do Brasil.
E você, já teve ou gostaria de ter uma Ford Pampa na garagem? Deixe sua opinião!