Quanto custa uma VW Parati GL 1992? Especificações e detalhes

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A VW Parati é, sem dúvidas, uma das peruas mais marcantes da história automotiva brasileira. Lançada em 1982 e produzida até 2012, a Parati conquistou espaço não apenas como um veículo prático e confiável, mas também como um ícone para fãs da Volkswagen. Entre os modelos mais desejados, destaca-se a VW Parati GL 1.8 de 1992, que ainda hoje desperta o interesse de colecionadores.

VW Parati 1992 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Parati 1992 / Foto: Reginaldo de Campinas

Quanto custa uma Parati GL 1992?

Atualmente, o valor médio da VW Parati GL 1992 na Tabela Fipe é de R$ 12.163, mas esse preço pode variar bastante dependendo do estado de conservação e da originalidade do veículo. Exemplares em excelente estado, com baixa quilometragem e históricos bem documentados, podem alcançar cifras superiores a R$ 50 mil, principalmente se forem apresentados como veículos de colecionador.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Por que a Parati GL 1992 é tão especial?

A Parati GL 1992 é equipada com o icônico motor AP 1.8, reconhecido por sua eficiência e facilidade de manutenção. Além disso, o modelo oferece uma dirigibilidade equilibrada e um espaço interno que o torna ideal para famílias ou viagens longas. O design clássico da década de 1990 e a confiabilidade mecânica contribuem para sua popularidade entre os entusiastas de carros antigos.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica – VW Parati GL 1.8 1992

Desempenho

  • Aceleração (0-100 km/h): 10,4 segundos
  • Velocidade máxima: 171 km/h

Transmissão

  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Câmbio: Manual
  • Marchas: 5 velocidades
  • Tração: Dianteira

Motor

  • Alimentação: Carburador
  • Aspiração: Natural
  • Cilindrada: 1.781 cm³
  • Cilindros: 4 em linha
  • Código do motor: AP-1800S
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote, acionado por correia dentada
  • Curso do pistão: 86,4 mm
  • Diâmetro do cilindro: 81 mm
  • Disposição: Longitudinal
  • Instalação: Dianteira
  • Peso/potência: 10,4 kg/cv
  • Peso/torque: 69,1 kg/kgfm
  • Potência específica: 55,6 cv/litro
  • Potência máxima: 99 cv a 5.600 rpm
  • Razão de compressão: 12,3:1
  • Torque específico: 8,4 kgfm/litro
  • Torque máximo: 14,9 kgfm a 3.600 rpm
  • Tuchos: Mecânicos
  • Válvulas por cilindro: 2

Dimensões

  • Altura: 1.445 mm
  • Bitola dianteira: 1.350 mm
  • Bitola traseira: 1.370 mm
  • Carga útil: 430 kg
  • Comprimento: 4.075 mm
  • Distância entre-eixos: 2.358 mm
  • Largura: 1.622 mm
  • Peso: 1.030 kg
  • Porta-malas: 530 litros
  • Reboque com freio: 1.000 kg
  • Reboque sem freio: 400 kg
  • Tanque de combustível: 55 litros
  • Vão livre do solo: 150 mm

Pneus

  • Altura do flanco: 123 mm
  • Dianteiros: 175/70 R13
  • Estepe: 175/70 R13
  • Traseiros: 175/70 R13

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro mínimo de giro: 9,7 metros

Suspensão

  • Dianteira: Independente, tipo McPherson, com mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Autonomia

  • Rodoviária (A): 589 km
  • Urbana (A): 319 km

Consumo

  • Rodoviário (A): 10,7 km/l
  • Urbano (A): 5,8 km/l
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
VW Parati 1992 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Parati 1992 / Foto: Reginaldo de Campinas

Em resumo, se você está pensando em adquirir uma VW Parati GL 1.8 1992, saiba que estará investindo em um pedaço da história. Embora os valores possam variar conforme a conservação, esse modelo segue valorizado no mercado de clássicos. Seja para uso diário, seja para coleção, a Parati GL continua sendo uma escolha nostálgica e funcional.

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