A VW Parati é, sem dúvidas, uma das peruas mais marcantes da história automotiva brasileira. Lançada em 1982 e produzida até 2012, a Parati conquistou espaço não apenas como um veículo prático e confiável, mas também como um ícone para fãs da Volkswagen. Entre os modelos mais desejados, destaca-se a VW Parati GL 1.8 de 1992, que ainda hoje desperta o interesse de colecionadores.
Quanto custa uma Parati GL 1992?
Atualmente, o valor médio da VW Parati GL 1992 na Tabela Fipe é de R$ 12.163, mas esse preço pode variar bastante dependendo do estado de conservação e da originalidade do veículo. Exemplares em excelente estado, com baixa quilometragem e históricos bem documentados, podem alcançar cifras superiores a R$ 50 mil, principalmente se forem apresentados como veículos de colecionador.
Por que a Parati GL 1992 é tão especial?
A Parati GL 1992 é equipada com o icônico motor AP 1.8, reconhecido por sua eficiência e facilidade de manutenção. Além disso, o modelo oferece uma dirigibilidade equilibrada e um espaço interno que o torna ideal para famílias ou viagens longas. O design clássico da década de 1990 e a confiabilidade mecânica contribuem para sua popularidade entre os entusiastas de carros antigos.
Ficha Técnica – VW Parati GL 1.8 1992
Desempenho
- Aceleração (0-100 km/h): 10,4 segundos
- Velocidade máxima: 171 km/h
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual
- Marchas: 5 velocidades
- Tração: Dianteira
Motor
- Alimentação: Carburador
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 1.781 cm³
- Cilindros: 4 em linha
- Código do motor: AP-1800S
- Comando de válvulas: Único no cabeçote, acionado por correia dentada
- Curso do pistão: 86,4 mm
- Diâmetro do cilindro: 81 mm
- Disposição: Longitudinal
- Instalação: Dianteira
- Peso/potência: 10,4 kg/cv
- Peso/torque: 69,1 kg/kgfm
- Potência específica: 55,6 cv/litro
- Potência máxima: 99 cv a 5.600 rpm
- Razão de compressão: 12,3:1
- Torque específico: 8,4 kgfm/litro
- Torque máximo: 14,9 kgfm a 3.600 rpm
- Tuchos: Mecânicos
- Válvulas por cilindro: 2
Dimensões
- Altura: 1.445 mm
- Bitola dianteira: 1.350 mm
- Bitola traseira: 1.370 mm
- Carga útil: 430 kg
- Comprimento: 4.075 mm
- Distância entre-eixos: 2.358 mm
- Largura: 1.622 mm
- Peso: 1.030 kg
- Porta-malas: 530 litros
- Reboque com freio: 1.000 kg
- Reboque sem freio: 400 kg
- Tanque de combustível: 55 litros
- Vão livre do solo: 150 mm
Pneus
- Altura do flanco: 123 mm
- Dianteiros: 175/70 R13
- Estepe: 175/70 R13
- Traseiros: 175/70 R13
Direção
- Assistência: Não assistida
- Diâmetro mínimo de giro: 9,7 metros
Suspensão
- Dianteira: Independente, tipo McPherson, com mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
Freios
- Dianteiros: Disco sólido
- Traseiros: Tambor
Autonomia
- Rodoviária (A): 589 km
- Urbana (A): 319 km
Consumo
- Rodoviário (A): 10,7 km/l
- Urbano (A): 5,8 km/l
Em resumo, se você está pensando em adquirir uma VW Parati GL 1.8 1992, saiba que estará investindo em um pedaço da história. Embora os valores possam variar conforme a conservação, esse modelo segue valorizado no mercado de clássicos. Seja para uso diário, seja para coleção, a Parati GL continua sendo uma escolha nostálgica e funcional.
E o valor desta que foi mostrada?