O novo Toyota Yaris Cross 2026 foi apresentado oficialmente no Brasil na última semana e já chegou chamando atenção. Principal lançamento da marca japonesa para o mercado nacional em 2025, o SUV compacto é uma das estrelas da Toyota no Salão do Automóvel de São Paulo e já está em fase de pré-venda. As primeiras entregas estão previstas para fevereiro de 2026.

Com proposta urbana, foco em eficiência e opção híbrida, o modelo estreia com preço inicial de R$ 161.390 e vai até R$ 189.990 na configuração mais completa. A seguir, vale entender melhor os pontos positivos e negativos antes de decidir se ele faz sentido para o seu perfil.
Versões e preços no Brasil
A linha é composta por quatro versões, duas a combustão e duas híbridas.
XRE – R$ 161.390
XRE Hybrid – R$ 172.390
XRX – R$ 178.990
XRX Hybrid – R$ 189.990
Ou seja, mesmo nas opções eletrificadas, o SUV se mantém abaixo da faixa dos R$ 200 mil, algo relevante dentro do segmento.
Destaques positivos do modelo
Entre os principais acertos, alguns pontos se sobressaem logo no primeiro contato.
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Design moderno, com visual alinhado aos SUVs mais recentes da marca
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Versão híbrida, que prioriza eficiência e menor consumo
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Bom pacote de segurança de série, desde a configuração de entrada
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Acabamento interno bem cuidado, com materiais agradáveis ao toque
Além disso, o posicionamento entre os SUVs compactos e médios ajuda a atrair quem busca um carro urbano, mas sem sensação de aperto.
Consumo, motores e desempenho
No conjunto mecânico, a proposta é mais voltada ao conforto e à economia do que ao desempenho esportivo.
As versões XRE e XRX utilizam motor 1.5 flex, que entrega 122 cv e 150 Nm de torque, sempre associado ao câmbio automático CVT com paddle shifts.
Já as configurações XRE Hybrid e XRX Hybrid combinam o motor 1.5 flex com dois motores elétricos, formando um sistema híbrido do tipo HEV com potência combinada de 111 cv. Nesse caso, a transmissão é a Hybrid Transaxle CVT, focada em suavidade e eficiência.
Portanto, quem roda bastante na cidade tende a se beneficiar mais das versões híbridas.
Equipamentos e tecnologia
Desde a versão de entrada, o pacote é bem completo para o padrão da categoria.
Todas as versões trazem de série seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freios ABS com EBD, freio de estacionamento eletrônico com função Hold e sistema ISOFIX.
Nas versões XRE e XRE Hybrid, o destaque fica para faróis full LED, rodas de 17 polegadas, ar-condicionado digital automático, central multimídia Toyota Play 2.0 com tela de 10 polegadas e espelhamento sem fio, carregador por indução, painel digital de 7 polegadas, câmera de ré e sensores traseiros.
Já as versões XRX e XRX Hybrid adicionam rodas de 18 polegadas, iluminação ambiente, monitor de ponto cego, câmera 360 graus, sensores dianteiros, porta-malas com abertura elétrica, serviços conectados e teto solar panorâmico.
Além disso, toda a linha conta com o Toyota Safety Sense, incluindo ACC, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência e farol alto automático.
Pontos negativos que merecem atenção
Apesar do bom conjunto, alguns aspectos podem pesar na decisão.
O preço das versões híbridas já se aproxima de modelos maiores ou mais potentes, inclusive de marcas chinesas que oferecem mais tecnologia pelo mesmo valor. Além disso, o desempenho é apenas adequado, sem apelo esportivo, algo esperado dentro da proposta, mas que pode frustrar alguns consumidores.

Outro ponto é que, nas versões a combustão, a concorrência direta está cada vez mais forte, especialmente com SUVs compactos recém-lançados.
Vale a pena comprar?
De forma geral, o novo SUV da Toyota é uma escolha interessante para quem busca confiabilidade, eficiência e bom nível de equipamentos, principalmente nas versões híbridas. Ele atende bem famílias pequenas, uso urbano diário e quem valoriza baixo consumo e segurança.
Por outro lado, quem está disposto a considerar marcas chinesas pode encontrar mais conteúdo tecnológico pelo mesmo preço. Já nas versões sem eletrificação, também faz sentido comparar com rivais como o Honda WR-V, que chega com proposta semelhante.
No fim das contas, trata-se de um modelo equilibrado, bem construído e alinhado ao que o consumidor brasileiro costuma esperar da marca.









