Quem é fã de carros clássicos sabe que o VW Fusca ocupa um lugar especial na história automotiva. Poucos modelos são tão icônicos quanto ele, principalmente os fabricados na década de 60. E quando falamos de um Fusca 1969, bem conservado e com todas as peças originais, estamos diante de uma verdadeira relíquia!
Foi exatamente esse achado que Reginaldo de Campinas, famoso caçador de raridades automotivas, fez ao descobrir um VW Fusca Verde 1969. O carro mantém toda sua originalidade de fábrica, e apesar de seus 55 anos de idade, continua impecável, rodando com seus 30 mil quilômetros como se fosse novo. Vamos conhecer mais detalhes desse clássico.
A Originalidade do VW Fusca Verde 1969
Esse Fusca em particular chama atenção não só pela conservação, mas também por sua cor verde, que era muito popular na época. É um modelo simples, mas robusto, equipado com um motor 1300 e um câmbio manual de 4 marchas. Essa configuração foi um dos grandes sucessos da Volkswagen na década de 60, e ainda hoje encanta colecionadores pelo mundo.
Ficha Técnica do VW Fusca 1969
- Ano: 1969
- KM: 30.000
- Portas: 2
- Combustível: Gasolina
- Câmbio: Manual, 4 marchas
- Motor: 1300, VW Boxer
Esse Fusca ainda possui a clássica tração traseira e motor carburado, características que ajudaram a definir o desempenho do carro, mesmo com sua potência relativamente baixa para os padrões atuais. Confira os números:
- Potência: 46 cv a 4600 rpm
- Torque: 9 kgfm a 2800 rpm
- Aceleração 0-100 km/h: 45 segundos
- Velocidade máxima: 105 km/h
Dimensões e Consumo
Outro ponto interessante é como o Fusca consegue ser compacto e funcional. Ele tem 4070 mm de comprimento e pesa apenas 780 kg. Seu porta-malas de 141 litros era o suficiente para o estilo de vida da época. Além disso, ele apresenta um consumo que, mesmo hoje, seria considerado razoável para um carro desse porte: 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
Desempenho Modesto, Mas Confiável
Com aceleração de 0 a 100 km/h em 45 segundos, o Fusca Verde 1969 não era feito para velocidade. No entanto, sua confiabilidade é inquestionável. Esse modelo ficou famoso por sua durabilidade e resistência em diversos tipos de terrenos, sendo um verdadeiro “coringa” na época e ainda querido por muitos até hoje.
A Suspensão e a Dirigibilidade
A suspensão independente com barra de torção na frente e semi-eixo oscilante atrás garantem uma experiência de direção confortável, mesmo para um carro da década de 60. Já os freios, que são a tambor tanto na frente quanto atrás, mostram que a segurança era um fator simples, mas eficaz na época.
Ficha Técnica – VW Fusca 1969
Desempenho
- Aceleração (0-100 km/h): 45 s
- Velocidade máxima: 105 km/h
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual, 4 marchas
- Tração: Traseira
Motor
- Alimentação: Carburador
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 1.285 cm³
- Cilindros: 4 opostos horizontalmente (Boxer)
- Código do motor: VW Boxer
- Comando de válvulas: No bloco, engrenagens
- Curso do pistão: 69 mm
- Diâmetro do cilindro: 77 mm
- Disposição: Longitudinal, traseiro
- Razão de compressão: 6,6:1
- Potência máxima: 46 cv a 4.600 rpm
- Torque máximo: 9 kgfm a 2.800 rpm
- Potência específica: 35,8 cv/litro
- Torque específico: 7,0 kgfm/litro
- Peso/potência: 17,0 kg/cv
- Peso/torque: 86,7 kg/kgfm
- Válvulas por cilindro: 2
Dimensões
- Comprimento: 4.070 mm
- Largura: 1.540 mm
- Altura: 1.500 mm
- Distância entre-eixos: 2.400 mm
- Bitola dianteira: 1.305 mm
- Bitola traseira: 1.288 mm
- Peso: 780 kg
- Porta-malas: 141 litros
- Tanque de combustível: 41 litros
- Carga útil: 380 kg
- Vão livre do solo: 152 mm
Aerodinâmica
- Área frontal (A): 1,96 m²
- Área frontal corrigida: 0,941 m²
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,48
Direção
- Assistência: Não assistida
- Diâmetro mínimo de giro: 11 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, braço arrastado, barra de torção
- Traseira: Independente, semi-eixo oscilante
Freios
- Dianteiros: Tambor
- Traseiros: Tambor
Consumo e Autonomia
- Consumo rodoviário: 12 km/l
- Consumo urbano: 8 km/l
- Autonomia rodoviária: 492 km
- Autonomia urbana: 328 km
Conclusão
O VW Fusca Verde 1969, descoberto por Reginaldo de Campinas, é uma verdadeira joia da era de ouro da Volkswagen. Sua originalidade intacta, o estado de conservação e o charme inigualável fazem dele um clássico que qualquer colecionador gostaria de ter na garagem. Mesmo em 2024, esse Fusca é uma máquina que atrai olhares, seja pela nostalgia ou pelo respeito que ele carrega.