VW Fusca Verde 1969: Ícone Mantém Toda Sua Originalidade

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Quem é fã de carros clássicos sabe que o VW Fusca ocupa um lugar especial na história automotiva. Poucos modelos são tão icônicos quanto ele, principalmente os fabricados na década de 60. E quando falamos de um Fusca 1969, bem conservado e com todas as peças originais, estamos diante de uma verdadeira relíquia!

VW Fusca 1969 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Fusca 1969 / Foto: Reginaldo de Campinas

Foi exatamente esse achado que Reginaldo de Campinas, famoso caçador de raridades automotivas, fez ao descobrir um VW Fusca Verde 1969. O carro mantém toda sua originalidade de fábrica, e apesar de seus 55 anos de idade, continua impecável, rodando com seus 30 mil quilômetros como se fosse novo. Vamos conhecer mais detalhes desse clássico.

VW Fusca 1969 / Foto: Reginaldo de Campinas

A Originalidade do VW Fusca Verde 1969

Esse Fusca em particular chama atenção não só pela conservação, mas também por sua cor verde, que era muito popular na época. É um modelo simples, mas robusto, equipado com um motor 1300 e um câmbio manual de 4 marchas. Essa configuração foi um dos grandes sucessos da Volkswagen na década de 60, e ainda hoje encanta colecionadores pelo mundo.

VW Fusca 1969 / Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica do VW Fusca 1969

  • Ano: 1969
  • KM: 30.000
  • Portas: 2
  • Combustível: Gasolina
  • Câmbio: Manual, 4 marchas
  • Motor: 1300, VW Boxer
Foto: Reginaldo de Campinas

Esse Fusca ainda possui a clássica tração traseira e motor carburado, características que ajudaram a definir o desempenho do carro, mesmo com sua potência relativamente baixa para os padrões atuais. Confira os números:

  • Potência: 46 cv a 4600 rpm
  • Torque: 9 kgfm a 2800 rpm
  • Aceleração 0-100 km/h: 45 segundos
  • Velocidade máxima: 105 km/h
Foto: Reginaldo de Campinas

Dimensões e Consumo

Outro ponto interessante é como o Fusca consegue ser compacto e funcional. Ele tem 4070 mm de comprimento e pesa apenas 780 kg. Seu porta-malas de 141 litros era o suficiente para o estilo de vida da época. Além disso, ele apresenta um consumo que, mesmo hoje, seria considerado razoável para um carro desse porte: 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

Foto: Reginaldo de Campinas

Desempenho Modesto, Mas Confiável

Com aceleração de 0 a 100 km/h em 45 segundos, o Fusca Verde 1969 não era feito para velocidade. No entanto, sua confiabilidade é inquestionável. Esse modelo ficou famoso por sua durabilidade e resistência em diversos tipos de terrenos, sendo um verdadeiro “coringa” na época e ainda querido por muitos até hoje.

Foto: Reginaldo de Campinas

A Suspensão e a Dirigibilidade

A suspensão independente com barra de torção na frente e semi-eixo oscilante atrás garantem uma experiência de direção confortável, mesmo para um carro da década de 60. Já os freios, que são a tambor tanto na frente quanto atrás, mostram que a segurança era um fator simples, mas eficaz na época.

Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica – VW Fusca 1969

Desempenho

  • Aceleração (0-100 km/h): 45 s
  • Velocidade máxima: 105 km/h

Transmissão

  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Câmbio: Manual, 4 marchas
  • Tração: Traseira

Motor

  • Alimentação: Carburador
  • Aspiração: Natural
  • Cilindrada: 1.285 cm³
  • Cilindros: 4 opostos horizontalmente (Boxer)
  • Código do motor: VW Boxer
  • Comando de válvulas: No bloco, engrenagens
  • Curso do pistão: 69 mm
  • Diâmetro do cilindro: 77 mm
  • Disposição: Longitudinal, traseiro
  • Razão de compressão: 6,6:1
  • Potência máxima: 46 cv a 4.600 rpm
  • Torque máximo: 9 kgfm a 2.800 rpm
  • Potência específica: 35,8 cv/litro
  • Torque específico: 7,0 kgfm/litro
  • Peso/potência: 17,0 kg/cv
  • Peso/torque: 86,7 kg/kgfm
  • Válvulas por cilindro: 2

Dimensões

  • Comprimento: 4.070 mm
  • Largura: 1.540 mm
  • Altura: 1.500 mm
  • Distância entre-eixos: 2.400 mm
  • Bitola dianteira: 1.305 mm
  • Bitola traseira: 1.288 mm
  • Peso: 780 kg
  • Porta-malas: 141 litros
  • Tanque de combustível: 41 litros
  • Carga útil: 380 kg
  • Vão livre do solo: 152 mm

Aerodinâmica

  • Área frontal (A): 1,96 m²
  • Área frontal corrigida: 0,941 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,48

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro mínimo de giro: 11 m

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braço arrastado, barra de torção
  • Traseira: Independente, semi-eixo oscilante

Freios

  • Dianteiros: Tambor
  • Traseiros: Tambor

Consumo e Autonomia

  • Consumo rodoviário: 12 km/l
  • Consumo urbano: 8 km/l
  • Autonomia rodoviária: 492 km
  • Autonomia urbana: 328 km

Conclusão

O VW Fusca Verde 1969, descoberto por Reginaldo de Campinas, é uma verdadeira joia da era de ouro da Volkswagen. Sua originalidade intacta, o estado de conservação e o charme inigualável fazem dele um clássico que qualquer colecionador gostaria de ter na garagem. Mesmo em 2024, esse Fusca é uma máquina que atrai olhares, seja pela nostalgia ou pelo respeito que ele carrega.

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