5 Carros Nacionais que envelheceram com Classe

0
346
O tempo passa rápido. Em 2025, alguns modelos bastante conhecidos do público brasileiro completam 20 anos de estrada. Mesmo assim, muitos motoristas talvez nem tenham se dado conta de que esses carros, lançados em 2005, já atingiram essa marca.Além da história, esses modelos conquistaram espaço nas ruas e, em muitos casos, ainda circulam com orgulho. A partir de 2026, estarão isentos do IPVA em São Paulo, o que é mais um bom motivo para valorizá-los. Confira a seguir cinco carros nacionais que envelheceram com classe.

Fiat Idea – A minivan que sonhava alto

Em uma época em que o SUV ainda não era febre, quem queria espaço e versatilidade apostava em minivans. Foi nesse cenário que surgiu o Fiat Idea, uma adaptação nacional de um modelo italiano. Compacto por fora e espaçoso por dentro, o modelo dividia motor e plataforma com o Palio.Saiu de linha em 2016, sem deixar sucessor. Isso porque o mercado já migrava para os utilitários esportivos, que aos poucos tomaram o lugar das minivans nas garagens brasileiras.

Fiat Idea

Hyundai Tucson – O SUV que abriu caminhos

Quando o Hyundai Tucson chegou em 2005, o Brasil ainda engatinhava no universo dos utilitários esportivos. No entanto, o coreano caiu no gosto do público. Era robusto, tinha bom custo-benefício e visual moderno.Por isso, vendeu tanto que passou a ser produzido localmente a partir de 2010, na fábrica da Caoa em Anápolis (GO). Enquanto isso, lá fora, ele já dava lugar a novas gerações. Aqui, resistiu até 2017 — bem depois de sua aposentadoria global.

Hyundai Tucson

Peugeot 206 SW – A perua charmosa e aventureira

A Peugeot 206 SW foi a resposta francesa ao segmento das peruas compactas. Com visual simpático e dirigibilidade refinada, ela conquistou um público fiel. Além disso, a versão Escapade, com apelo aventureiro, tentava surfar na moda dos modelos fora de estrada.Concorria diretamente com Palio Weekend e VW Parati. No entanto, nunca chegou a liderar o segmento. Em 2008, foi substituída pela 207 SW, encerrando sua curta, mas marcante trajetória.

Peugeot 206 SW
Toyota Hilux (7ª geração) – Força e prestígio
A sétima geração da Toyota Hilux chegou ao Brasil em 2005 com uma proposta mais moderna e alinhada ao mercado global. Desde então, ganhou fama de robusta, confiável e versátil, especialmente fora do asfalto.Inclusive, até hoje essa geração segue valorizada no mercado de usados. Muitos exemplares passam fácil da casa dos R$ 100 mil, o que mostra como ela se tornou um patrimônio entre as picapes diesel.
Hilux

Volkswagen CrossFox – O aventureiro de cidade

O Volkswagen CrossFox nasceu na era dos hatches aventureiros, quando carros com visual off-road, suspensão elevada e estepe na tampa do porta-malas estavam em alta. Ele combinava esse visual com o motor 1.6 flex do Fox “normal”.Na época, virou até símbolo pop, citado em músicas e presente em comerciais cheios de atitude. Saiu de linha em 2017, mas segue na lembrança de quem curtiu aquela fase onde ser aventureiro era tendência — pelo menos no visual.

Crossfox

Envelhecer com Classe

Esses cinco modelos mostram que, mesmo com o passar dos anos, ainda há espaço para reconhecimento e valorização. Seja pelo design marcante, pela resistência mecânica ou pelo valor emocional, todos eles sobreviveram com dignidade.Por isso, se você teve — ou ainda tem — algum deles, pode se orgulhar. Além de fazer parte da história automotiva do país, seu carro pode estar prestes a ganhar um alívio no IPVA. Afinal, envelhecer com classe é para poucos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui