Fiat Idea – A minivan que sonhava alto
Em uma época em que o SUV ainda não era febre, quem queria espaço e versatilidade apostava em minivans. Foi nesse cenário que surgiu o Fiat Idea, uma adaptação nacional de um modelo italiano. Compacto por fora e espaçoso por dentro, o modelo dividia motor e plataforma com o Palio.Saiu de linha em 2016, sem deixar sucessor. Isso porque o mercado já migrava para os utilitários esportivos, que aos poucos tomaram o lugar das minivans nas garagens brasileiras.

Hyundai Tucson – O SUV que abriu caminhos
Quando o Hyundai Tucson chegou em 2005, o Brasil ainda engatinhava no universo dos utilitários esportivos. No entanto, o coreano caiu no gosto do público. Era robusto, tinha bom custo-benefício e visual moderno.Por isso, vendeu tanto que passou a ser produzido localmente a partir de 2010, na fábrica da Caoa em Anápolis (GO). Enquanto isso, lá fora, ele já dava lugar a novas gerações. Aqui, resistiu até 2017 — bem depois de sua aposentadoria global.
Peugeot 206 SW – A perua charmosa e aventureira
A Peugeot 206 SW foi a resposta francesa ao segmento das peruas compactas. Com visual simpático e dirigibilidade refinada, ela conquistou um público fiel. Além disso, a versão Escapade, com apelo aventureiro, tentava surfar na moda dos modelos fora de estrada.Concorria diretamente com Palio Weekend e VW Parati. No entanto, nunca chegou a liderar o segmento. Em 2008, foi substituída pela 207 SW, encerrando sua curta, mas marcante trajetória.
Volkswagen CrossFox – O aventureiro de cidade
O Volkswagen CrossFox nasceu na era dos hatches aventureiros, quando carros com visual off-road, suspensão elevada e estepe na tampa do porta-malas estavam em alta. Ele combinava esse visual com o motor 1.6 flex do Fox “normal”.Na época, virou até símbolo pop, citado em músicas e presente em comerciais cheios de atitude. Saiu de linha em 2017, mas segue na lembrança de quem curtiu aquela fase onde ser aventureiro era tendência — pelo menos no visual.
Envelhecer com Classe
Esses cinco modelos mostram que, mesmo com o passar dos anos, ainda há espaço para reconhecimento e valorização. Seja pelo design marcante, pela resistência mecânica ou pelo valor emocional, todos eles sobreviveram com dignidade.Por isso, se você teve — ou ainda tem — algum deles, pode se orgulhar. Além de fazer parte da história automotiva do país, seu carro pode estar prestes a ganhar um alívio no IPVA. Afinal, envelhecer com classe é para poucos.