57 anos depois, Chevy Camaro Z28 Survivor 1968 segue em estado de 0km e original de fábrica

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Na guerra dos pony cars entre Ford e Chevrolet nos anos 60, o Mustang reinava absoluto. Mas isso mudaria rapidamente. Em 1967, a Chevrolet contra-atacou com o Camaro Z/28, um esportivo nascido para as pistas, mas aprovado para as ruas. O que era para ser apenas uma resposta à supremacia do Mustang virou um verdadeiro ícone da era de ouro dos muscle cars.

Camaro Z28 1968 / Foto: CARFINDER

Um carro de corrida disfarçado de cupê

O Z/28 nasceu da necessidade de homologar o Camaro para a competição da SCCA Trans Am, que limitava os motores a 305 polegadas cúbicas. Por isso, a Chevrolet desenvolveu um V8 302ci, acoplado a um câmbio Muncie de quatro marchas e com suspensão reforçada. O nome vinha do código interno RPO Z28, quase secreto no primeiro ano. Apenas 602 unidades foram produzidas em 1967.

Foto: CARFINDER

Já em 1968, o jogo mudou. O pacote Z/28 passou a ser divulgado nos catálogos, e a produção subiu para 7.199 unidades. Além do desempenho, o modelo ganhou acabamento caprichado, com spoilers dianteiro e traseiro, rodas esportivas, rádio AM, mostradores de rally e até iluminação no porta-luvas e no cinzeiro.

Foto: CARFINDER

Melissa: o tempo parou para essa raridade

Com menos de 7.200 unidades fabricadas em 1968, encontrar um Z/28 original é como achar agulha no palheiro. Mas existe uma exceção: “Melissa”, um Z/28 LeMans Blue completamente original, com apenas 61 mil milhas rodadas e todos os componentes de fábrica. Filmado recentemente pelo canal CARFINDER, o carro impressiona não só pelo estado impecável, mas por nunca ter sido restaurado ou desmontado.

Foto: CARFINDER

Tudo está como saiu da linha de montagem de Norwood: pintura original em laca acrílica, motor 302 com tuchos mecânicos, câmbio M21, diferencial Positraction 3.73:1, além do manual, Protect-O-Plate, pneus Goodyear guardados e até porcas e pesos de balanceamento originais.

Foto: CARFINDER

Mais que um carro: uma lenda das pistas

O ano de 1968 foi também o auge da performance nas pistas. Sob o comando da Penske Racing e do lendário piloto Mark Donohue, o Camaro Z/28 venceu 10 das 13 corridas da Trans Am, deixando o Mustang para trás com larga vantagem. Foi uma temporada de domínio absoluto que reforçou a reputação do Z/28 não só como esportivo de rua, mas como legítimo campeão das pistas.

Foto: CARFINDER

Muscle Cars

Sendo assim, enquanto muitos muscle cars da época viraram peças de museu super restauradas, o Z/28 “Melissa” é um dos poucos que seguem intocados, fiéis às origens e carregando a essência pura da era dos pony cars. Mais do que um carro valioso, ele é patrimônio histórico sobre rodas, símbolo de uma época em que o desempenho era real, o ronco era cru, e a emoção, garantida no pé direito.

Com uma cotação que pode ultrapassar US$ 165 mil, Melissa mostra que, às vezes, o valor de um carro vai muito além da tabela: está na sua história, originalidade e no que ele representa para a cultura automotiva americana.

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