A Ford está dando mais um passo estratégico para reforçar sua presença no mercado sul-americano. Recentemente, a marca anunciou um novo investimento de US$ 40 milhões (R$ 223,4 milhões) na fábrica de Pacheco, na Argentina, que já produz a nova geração da Ranger — picape que também é enviada ao Brasil.

Com esse novo aporte, o total investido desde 2021 na planta chega a US$ 700 milhões (R$ 3,9 bilhões). Dessa vez, o objetivo é claro: aumentar a capacidade produtiva e iniciar a fabricação da Ranger Cabine Simples, versão voltada ao trabalho, que havia sido mostrada como conceito no ano passado.
Mais produção, mais Rangers no Brasil
A ampliação da fábrica permitirá alcançar um ritmo de produção superior a 80 mil unidades por ano. Isso representa um crescimento de 30% em relação a 2024 e 45% comparado ao volume inicial da nova geração.
Além disso, é importante destacar que 50% dessa produção é destinada ao Brasil, que se mantém como principal mercado da picape, seguido por Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai.
Segundo Martín Galdeano, presidente da Ford Argentina e América do Sul, a resposta do público surpreendeu:
“A resposta dos clientes superou nossas expectativas mais otimistas e nos impulsiona a dar um passo a mais para abastecer a demanda local e regional”, afirmou.
Ranger Cabine Simples: simples, mas valente
A nova Ranger Cabine Simples terá como base a versão XL, de entrada, com foco total no uso profissional. Ela traz o mesmo motor 2.0 turbodiesel com 170 cv e 41,2 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de 6 marchas.
A caçamba é um dos grandes diferenciais. Ela carrega 1.250 kg, o que representa 179 kg a mais que a versão de cabine dupla. Além disso, o volume total é de 1.800 litros, superando os 1.180 litros da configuração maior.
Interior básico, mas sem abrir mão da tecnologia
Apesar da proposta enxuta, a nova Ranger Cabine Simples não decepciona quando o assunto é tecnologia. Ela oferece:
-
Painel digital de 8”
-
Central multimídia vertical de 10”, com Apple CarPlay e Android Auto sem fio
-
Ar-condicionado digital
-
Controle de tração e estabilidade
-
Piloto automático com limitador de velocidade
-
Acendimento automático dos faróis
-
Volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade
Ou seja, mesmo voltada para o trabalho, a picape entrega conforto e recursos úteis no dia a dia.
Ranger híbrida está nos planos, mas sem data
Durante uma entrevista ao portal Motor1 Argentina, Martín Galdeano também comentou sobre uma possível versão híbrida da Ranger para o mercado sul-americano.
Embora o projeto esteja nos arquivos da empresa, ainda não há previsão oficial para o seu lançamento na região.
Enquanto isso, na Europa, a Ford já revelou a Ranger PHEV, versão híbrida plug-in. Ela combina o motor 2.3 EcoBoost a gasolina, uma transmissão automática de 10 marchas, motor elétrico de 75 kW e bateria de 11,8 kWh. No total, são 279 cv de potência e até 50 km de autonomia elétrica.
Além disso, a picape conta com o sistema Ford Pro Power Onboard, que permite utilizar a bateria para alimentar ferramentas ou equipamentos elétricos — ideal para acampamentos ou obras em locais remotos.
Fortalecimento
Com mais esse investimento, a Ford mostra que está firme no compromisso de fortalecer sua linha de picapes na América do Sul. A nova Ranger Cabine Simples surge como uma resposta direta às demandas do público profissional, enquanto a versão híbrida, mesmo ainda sem data, já está no radar.
Para o consumidor brasileiro, a notícia é positiva: teremos mais variedade da Ranger nos próximos meses, com um modelo robusto, tecnológico e agora também mais acessível.