O nome Eclipse sempre gerou opiniões divididas entre os fãs de carros. Nos anos 1990, era sinônimo de esportivo, e quando voltou como SUV, ajudou a manter a Mitsubishi relevante, mesmo em um mercado dominado por picapes e SUVs maiores. Agora, com a versão 100% elétrica, o Eclipse Cross dá um passo importante rumo à eletrificação. Além disso, a novidade deve ser vendida nos Estados Unidos, o que pode sinalizar, de forma indireta, um retorno da Renault ao mercado norte-americano.

Um SUV elétrico com DNA Renault
Apesar de manter a identidade visual da Mitsubishi, o Eclipse Cross EV é, na prática, um Renault Scenic E-Tech rebatizado. Isso acontece porque ele utiliza a plataforma CMF-EV, desenvolvida em conjunto pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a mesma que sustenta outros elétricos do grupo. Assim, o SUV compartilha parentesco com modelos como Renault Scenic, Captur e outros veículos elétricos da marca.
Design e dimensões
O design segue a linguagem Dynamic Shield, característica da Mitsubishi, semelhante a modelos como Xforce e Destinator, vendidos no Sudeste Asiático. Porém, o Eclipse EV mantém estilo próprio e vem equipado com rodas de 19 ou 20 polegadas. Em termos de tamanho, ele mede 4,47 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,58 m de altura, posicionando-se como um SUV compacto/médio.
Interior tecnológico e confortável
O interior do Eclipse EV aposta em tecnologia e conforto. Entre os destaques estão:
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Teto panorâmico eletrocrômico
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Iluminação ambiente com 48 cores
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Multimídia vertical de 12,3 polegadas com Google integrado
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Sistema de som Harman Kardon de 410 watts
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Painel de instrumentos digital
Além disso, o layout lembra bastante o novo Mégane E-Tech, com telas integradas e multimídia voltada para o motorista, oferecendo uma experiência moderna e prática para o dia a dia.
Motor, desempenho e bateria
O Eclipse Cross EV conta com um motor elétrico síncrono de ímã permanente que entrega cerca de 214 cv e 30 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão de uma marcha. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 8,4 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 170 km/h.
A bateria tem 87 kWh e oferece autonomia próxima de 600 km pelo ciclo WLTP. Além disso, a Mitsubishi planeja lançar uma versão de médio alcance em 2026, oferecendo uma opção mais acessível para diferentes perfis de motorista.
Recarga e modos de condução
O Eclipse Cross EV permite recarga em corrente alternada de até 22 kW e carregamento rápido em corrente contínua de até 150 kW. Além disso, ele oferece quatro níveis de regeneração de energia e modos de condução que vão do Eco ao Sport, garantindo flexibilidade tanto para o dia a dia quanto para quem gosta de dirigir com mais performance.
Implicações para a Renault nos EUA
A chegada do Eclipse Cross EV pode marcar o retorno indireto da Renault aos Estados Unidos. A marca já atuou no país nos anos 1960 com a linha Dauphine, de forma limitada via importador, e nos anos 1980 de maneira oficial por meio da AMC. Com isso, a parceria permite que a Renault tenha uma nova porta de entrada para o mercado norte-americano, mesmo que seja através da Mitsubishi.