A Toyota deu um novo passo rumo à eletrificação. A marca confirmou que o SUV bZ4X começará a ser produzido na Indonésia até o final de 2025. O anúncio foi feito durante o Salão de Jacarta (GIIAS 2025) e transforma o país no terceiro polo global da marca para veículos elétricos, ao lado da China e do Japão.

Produção impulsionada por incentivos locais
Desde 2023, a Indonésia criou um pacote de incentivos que vem atraindo grandes montadoras. Entre as medidas, destaca-se a redução do imposto sobre valor agregado (VAT) de 11% para apenas 1%. No entanto, isso só vale para modelos com ao menos 40% de conteúdo local.

Além disso, o governo isenta de tarifas de importação e outros tributos as marcas que se comprometem a fabricar no país. Dessa forma, a Toyota aproveita uma oportunidade estratégica, já que a Indonésia também passou a integrar o BRICS e busca mais protagonismo industrial.

bZ4X
A produção será feita pela Toyota Astra Motor, uma joint venture com presença consolidada no país. O modelo terá tração dianteira (FWD) e deve priorizar a acessibilidade e o uso urbano.

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Bateria de 57,7 kWh, motor de 167 cv, autonomia de até 444 km e 0 a 100 km/h em 8,6 segundos
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Bateria de 73,1 kWh, motor de 224 cv, alcance de 568 km e aceleração em 7,4 segundos

Segundo Hiroyuki Ueda, presidente da Toyota Astra Motor, o projeto vai gerar empregos, estimular inovação local e promover uma mobilidade mais limpa. Com produção nacional, a marca também espera reduzir preços e ampliar a rede de suporte.
Toyota aposta alto no Sudeste Asiático
Durante o GIIAS 2025, a Toyota também revelou outros planos ambiciosos. Por exemplo, a marca apresentou o Urban Cruiser EV, um SUV compacto elétrico que deve chegar ao mercado em 2026. O modelo deve compartilhar base com o Suzuki e-Vitara, reforçando a parceria entre as marcas.

Além disso, a Toyota confirmou que ainda em 2025 começará a fabricar uma picape elétrica na Tailândia. O país já abriga centros de produção importantes, como as fábricas da Hilux. Com isso, a montadora pretende enfrentar concorrentes chinesas, como a BYD, que também mira o mercado da região.
E o Brasil?
Enquanto a eletrificação avança no Sudeste Asiático, o Brasil ainda está fora dos planos para veículos totalmente elétricos da Toyota. Por aqui, a marca produz apenas híbridos, como Corolla e Corolla Cross. Nos próximos meses, o país também receberá o Yaris Cross híbrido, fabricado em Sorocaba (SP).

No entanto, ainda não há previsão de lançamento de um modelo 100% elétrico. Isso mostra como a ausência de incentivos e políticas públicas claras dificulta a expansão da mobilidade elétrica por aqui.
Investimentos
Portanto, a produção do bZ4X na Indonésia mostra que, quando há planejamento e incentivos, montadoras tradicionais conseguem acelerar a transição para a eletrificação. Assim, a Toyota aproveita o momento político e econômico do país para expandir sua atuação com veículos sustentáveis.
Enquanto isso, o Brasil segue como espectador, mesmo tendo potencial industrial. O recado da Toyota é claro: onde há incentivo, há investimento.