O Omega 2009, é um clássico moderno da Chevrolet que ainda arranca suspiros por onde passa. Com seu eficiente motor V6, o sedan premium ainda é muito cobiçado no mercado de usados, sendo inclusive peça de colecionador quando encontrado em estado conservação diferenciado.
Preço
O preço de um Omega 2009 depende de muitos fatores, porém quando falamos de Tabela FIPE, o valor fica em torno de R$ 49.307,00. No entanto, quando falamos de exemplares pouco rodados para um público seleto as coisas mudam. O exemplar que usamos como referência na reportagem foi negociado por R$ 135 mil, porém tem um magnifico estado de conservação e baixa quilometragem.
Curiosidades
A versão de 2009 do Omega já é a terceira geração do modelo, ela chegava ao mercado nacional vindo da Oceania, porém apesar de ser um carro muito bem construído, já não vendia tanto quanto os modelos dos anos 90. No Brasil, ele sempre foi símbolo de luxo, muito apreciado por executivos endinheirados que apreciavam carros mais sofisticados.
O que realmente chama a atenção nesse modelo mis recente do Omega é o comportamento dinâmico, com destaque para a suspensão independente nas quatro rodas, que oferece uma combinação perfeita de conforto e excelente dirigibilidade.
A versão CD 3.6 V6 2009 foi praticamente uma das últimas lançadas antes do carro sair de linha no Brasil, o que a torna ainda mais rara e valorizada.
Ficha Técnica Completa
Desempenho
- Aceleração (0-100 km/h): 8,1 s
- Velocidade máxima: 229 km/h
Transmissão
- Acoplamento: Conversor de torque
- Câmbio: Automático
- Código do câmbio: 5L40
- Número de marchas: 5
- Tração: Traseira
Motor
- Alimentação: Injeção multiponto
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 3.565 cm³
- Configuração dos cilindros: V6
- Código do motor: Alloytec LY7
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote, corrente
- Curso do pistão: 85,6 mm
- Diâmetro do cilindro: 94 mm
- Disposição: Longitudinal
- Instalação: Dianteiro
- Peso/potência: 7,0 kg/cv
- Peso/torque: 49,6 kg/kgfm
- Potência específica: 71,2 cv/litro
- Potência máxima: 254 cv a 6.000 rpm
- Razão de compressão: 10,2:1
- Rotação máxima: 6.700 rpm
- Torque específico: 10,0 kgfm/litro
- Torque máximo: 35,7 kgfm a 2.600 rpm
- Válvulas por cilindro: 4
Dimensões
- Altura: 1.476 mm
- Bitola dianteira: 1.602 mm
- Bitola traseira: 1.618 mm
- Carga útil: 408 kg
- Comprimento: 4.894 mm
- Distância entre-eixos: 2.915 mm
- Largura: 1.899 mm
- Peso: 1.770 kg
- Capacidade do porta-malas: 496 litros
- Capacidade do tanque de combustível: 73 litros
- Vão livre do solo: 100 mm
Pneus
- Medida dos pneus dianteiros: 225/55 R17
- Medida dos pneus traseiros: 225/55 R17
- Altura do flanco: 124 mm
Aerodinâmica
- Área frontal (A): 2,38 m²
- Área frontal corrigida: 0,759 m²
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,319
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro mínimo de giro: 11,4 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson, mola helicoidal
- Traseira: Independente, multibraço, mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Discos ventilados
- Traseiros: Discos ventilados
Autonomia
- Rodoviária (gasolina): 840 km
- Urbana (gasolina): 540 km
Consumo
- Rodoviário (gasolina): 11,5 km/l
- Urbano (gasolina): 7,4 km/l
Portanto, com todos os seus atributos, o Omega 2009 carrega uma rica herança de luxo no segmento. Hoje, é um modelo que segue sendo procurado por quem deseja uma combinação de conforto, potência e exclusividade. Seja pelo seu desempenho ou pelo status de clássico moderno, o Omega continua a conquistar admiradores no mercado de veículos usados.