A Citroën já testa no Brasil o novo Basalt híbrido. O modelo chega em 2026 ao mercado global e, dessa forma, desembarca por aqui no segundo semestre como linha 2027. A grande aposta está no sistema MHEV de 12V, tecnologia que a Stellantis também aplica em carros da Fiat e da Peugeot.

Segundo a fabricante, o conjunto promete reduzir o consumo em até 10%, sem encarecer muito o valor final. Além disso, oferece uma solução simples e acessível para quem busca eficiência.
O sistema híbrido de 12V
O Basalt utiliza exatamente o mesmo conjunto presente em Fiat Pulse, Fastback, Peugeot 208 e 2008. Ele reúne duas baterias de 12V: uma de chumbo-ácido, localizada no cofre do motor, e outra de íon de lítio, instalada sob o banco do motorista. Além disso, o módulo DBSM (Dual-Battery Switch Module) conecta e gerencia as duas para garantir equilíbrio de energia.
Outro ponto importante é o motor elétrico de 12V e 3 kW. Ele substitui alternador e motor de partida, trabalha junto ao motor a combustão e ajuda em retomadas. Assim, o conjunto reduz o esforço mecânico e melhora a eficiência geral.
Motor e câmbio
No Brasil, o Basalt híbrido chega com o motor 1.0 turbo flex de 125/130 cv (gasolina/etanol) e 200 Nm de torque. Além disso, a transmissão será o câmbio CVT com simulação de sete marchas, pensado para entregar conforto no dia a dia e consumo equilibrado.
Exclusivo para a Dark Edition
O sistema híbrido leve aparece apenas na versão Dark Edition, a mais completa da linha. Essa configuração, lançada em 2024, trouxe acabamento diferenciado e pacote de itens mais sofisticado. Portanto, ela também estreia a tecnologia eletrificada no SUV cupê.
Por outro lado, o design não deve receber mudanças, mantendo o mesmo estilo apresentado no lançamento. O Citroën Basalt híbrido 2027 mostra a estratégia da Stellantis de apostar em soluções acessíveis para reduzir consumo e emissões no Brasil. Enquanto isso, a limitação da novidade à versão Dark Edition pode restringir seu alcance, mas dessa forma indica com clareza o caminho que a marca pretende seguir no mercado nacional.