O Dodge Durango R/T 2025 não é apenas mais um SUV; ele é uma verdadeira cápsula do tempo, ecoando o trovão de um motor V8 em um mercado cada vez mais dominado por silenciosos carros elétricos e híbridos. Para os apaixonados por Mopar, ele representa o último respiro de uma era de motores potentes e barulhentos que estão desaparecendo rapidamente. Mas será que esse clássico moderno ainda faz sentido em 2024? Vamos descobrir.
Um Adeus ao Hemi V8
A Dodge sabe que o Durango R/T é uma relíquia. Com o retorno do Charger em 2025 como um modelo eletrificado e o Challenger já aposentado, o Durango se tornou o último bastião para os fãs do motor Hemi V8 fora das caminhonetes e Jeeps. Apesar de sua plataforma não ser atualizada desde 2011, este SUV continua cativando fãs com sua performance robusta e estilo marcante.
Para marcar o fim de uma era, testamos a versão mais recente e definitiva do modelo: o Durango R/T 20th Anniversary Premium AWD 2025. Este SUV carrega toda a essência da Mopar, e o preço reflete sua exclusividade. O modelo básico custa US$ 54.495, mas a versão testada, com pacotes como o Customer Preferred (US$ 9.985) e Tow N Go (US$ 5.990), alcança impressionantes US$ 72.460.
Especificações Principais
- Modelo: Dodge Durango R/T 20th Anniversary Premium AWD 2025
- Preço inicial: US$ 54.495 (Testado: US$ 72.460)
- Dimensões: 5.075 mm de comprimento x 1.925 mm de largura x 1.801 mm de altura
- Entre-eixos: 3.045 mm
- Peso: 2.431 kg
- Motorização: Hemi V8 de 5,7 litros
- Potência: 360 hp
- Torque: 390 lb-ft (528 Nm)
- Aceleração 0-96 km/h: 6,3 segundos
- Consumo: 14 mpg (cidade), 22 mpg (rodovia), 17 mpg (combinado)
- Capacidade de reboque: até 3.946 kg
Primeiras Impressões
O Durango R/T combina força bruta com funcionalidade. Sob o capô, o motor Hemi V8 de 5,7 litros oferece 360 hp e 390 lb-ft de torque. Embora não seja o mais eficiente em consumo de combustível, sua performance compensa, especialmente para quem busca uma experiência de direção emocionante.
Consumo de Combustível
Se você está preocupado com eficiência energética, este não é o veículo para você. Durante nossos testes, o consumo médio foi de 16,1 mpg (6,84 km/l), alinhado às estimativas da EPA. Mas, para os fãs do Hemi, o som e a performance do motor justificam cada gota de combustível.
Interior: Conforto e Funcionalidade
O interior do Durango é confortável e espaçoso, mas mostra sua idade. O design remonta a outra era, com um painel menos tecnológico que o dos concorrentes mais modernos. Apesar disso, o sistema de infotainment Uconnect, com tela de 10,1 polegadas, é intuitivo e eficiente. Além disso, há botões físicos para controle de mídia, climatização e modos de condução, um diferencial bem-vindo em tempos de interfaces completamente digitais.
Os bancos são confortáveis e oferecem suporte lateral adequado. A terceira fileira é espaçosa o suficiente para acomodar adultos, algo raro em SUVs desse porte. Porém, há também diversos recursos práticos, como portas USB, carregador sem fio e controle climático em três zonas.
Espaço e Capacidade de Reboque
Com 481 litros de espaço no porta-malas, o Durango é ideal para famílias e aventuras. Precisa de mais espaço? Ele pode rebocar até 3.946 kg, tornando-se uma escolha versátil para quem precisa de força e funcionalidade.
Desempenho e Dirigibilidade
A condução do Durango R/T é surpreendentemente ágil, considerando seu peso de mais de 2,4 toneladas. A suspensão esportiva, combinada com barras estabilizadoras reforçadas, oferece uma experiência dinâmica e controlada, mesmo em curvas mais desafiadoras. Os freios Brembo, embora caros para manutenção, garantem excelente controle e confiança.
O motor Hemi responde rapidamente, proporcionando uma aceleração satisfatória. Embora o tempo de 0-96 km/h de 6,3 segundos não seja excepcional, a experiência de direção compensa. O ronco do motor e a tração traseira proporcionam uma sensação de potência e controle difícil de encontrar em SUVs modernos.
Recursos de Performance
O sistema de infotainment inclui “páginas de performance” que permitem monitorar aceleração, força G e até mesmo um dinamômetro integrado. Além disso, esses recursos incentivam o motorista a explorar o potencial do veículo, adicionando uma camada de diversão à experiência de dirigir.
Pontos Positivos e Negativos
Prós:
- Motor potente e responsivo.
- Capacidade de reboque acima da média.
- Interior espaçoso e confortável.
- Conjunto de recursos de performance.
Contras:
- Design interior ultrapassado.
- Consumo elevado.
- Preço elevado quando equipado com pacotes opcionais.
Um Clássico em Potencial
Dessa forma, o Dodge Durango R/T 2025 é muito mais do que um SUV; ele é um tributo aos entusiastas do motor Hemi V8 e uma despedida digna de uma era. Embora esteja longe de ser o SUV mais eficiente ou tecnológico, ele compensa com um caráter único, desempenho sólido e uma conexão emocional que poucos veículos conseguem oferecer.
Se você é fã de carros clássicos modernos e busca um veículo que combine potência, versatilidade e um toque de nostalgia, o Durango R/T certamente vai te impressionar. Afinal, daqui a alguns anos, quando os motores V8 forem apenas memórias em meio aos EVs, ligar o Durango ainda trará aquele sorriso de orelha a orelha.