Fiat Fastback: Novo interior é finalmente revelado

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A Stellantis segue acelerando seus planos globais. Nesse contexto, a família Grande Panda ganha cada vez mais destaque. Agora, um novo flagra ajuda a entender melhor o próximo passo da marca.

Fiat Fastback / Foto: Carscoops

Durante o fim de semana, imagens inéditas revelaram o interior do novo Fastback, que vinha sendo visto em testes desde outubro na Europa. As fotos foram publicadas pelo site Carscoops. Com isso, fica claro que o projeto vai além de um visual apenas alongado.

Interior mais moderno e com identidade própria

De início, o interior mostra mudanças relevantes. Embora o tabelier seja o mesmo do Panda, o conjunto visual é diferente. Assim, o modelo evita qualquer impressão de reaproveitamento simples.

O destaque vai para o painel digital atualizado e para a central multimídia maior, que ocupa posição de maior destaque. Além disso, o console central elevado reforça a sensação de carro mais sofisticado, seguindo uma lógica já vista no modelo vendido no Brasil.

As novas forrações de porta e os revestimentos inéditos dos bancos completam o pacote. Dessa forma, o ambiente interno parece mais bem-acabado e coerente com a proposta do SUV cupê.

Afinal, que carro é esse

Esse novo projeto utiliza a plataforma Smart Car, uma evolução da CMP dentro da Stellantis. Atualmente, essa base sustenta modelos da Opel, além de Citroën como C3, Aircross e Basalt. Peugeot 208 e 2008 também fazem parte desse grupo.

Com o sucesso do Grande Panda na Europa, a estratégia ficou clara. Por isso, a marca começou a testar um SUV cupê derivado dessa arquitetura. Flagrantes divulgados pelo site Motor.es mostram um desenho mais esportivo, ainda bastante camuflado.

Dimensões maiores e mais espaço interno

Mesmo com a camuflagem pesada, algumas mudanças são perceptíveis. O entre-eixos parece maior do que o do modelo atual, que usa a plataforma MLA e mede 2,53 metros.

Fiat Fastback / Foto: Carscoops

A expectativa é de algo próximo a 2,62 metros de entre-eixos. Como resultado, o ganho deve aparecer principalmente no espaço interno. Isso tende a melhorar o conforto, sobretudo no banco traseiro.

O que esperar dos motores na Europa

No mercado europeu, a gama mecânica deve seguir o padrão do Panda. Assim, são esperados o motor 1.2 turbo a combustão e o 1.2 turbo híbrido leve de 48V.

Além disso, haverá uma versão 100% elétrica com 113 cv. Dessa maneira, a Stellantis consegue atender perfis bem diferentes de consumidores.

Possível configuração para o Brasil

No Brasil, o caminho deve ser outro. A aposta mais provável é no sistema híbrido leve de 12V já usado pela marca. Ele combina o motor T200, com até 130 cv, a um pequeno motor elétrico auxiliar.

Esse conjunto ajuda a reduzir o consumo em cerca de 10%, especialmente no uso urbano. Por isso, faz sentido que esteja presente no futuro lançamento.

Na Europa, também devem existir versões com o 1.2 turbo híbrido de 48V, o mesmo Puretech que já passou pelo Brasil na linha C3. Versões elétricas seguem confirmadas por lá.

Quando ele pode chegar ao Brasil

Por enquanto, não há uma data definida. Recentemente, o CEO global da Fiat, Olivier François, afirmou que o Argo ainda tem fôlego de mercado.

Com isso, mesmo que o Grande Panda chegue em 2026, seus derivados devem demorar mais. Ou seja, o SUV cupê ainda não está no curto prazo para o mercado brasileiro.

O novo projeto começa a se revelar aos poucos. Ainda assim, já mostra avanços claros em design interno, tecnologia e espaço. Embora o lançamento no Brasil não seja iminente, o modelo antecipa a direção que a Fiat pretende seguir nos próximos anos. Agora, resta acompanhar os próximos testes e anúncios oficiais.

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