Encontrar um veículo antigo em perfeito estado é um feito raro, mas quando se trata de um Fiat Tempra 1996 com apenas 25.000 km rodados e todos os acessórios originais, estamos diante de uma verdadeira joia. Este exemplar, descoberto pelo famoso caçador de raridades automotivas Reginaldo de Campinas, é um tesouro para qualquer entusiasta do mundo automotivo.
Acessórios Originais e Estado de Conservação
O Fiat Tempra 1996 em questão é um modelo que preserva toda a autenticidade de fábrica. Com quatro portas, pintura branca impecável, e um motor 2.0 16v que ainda respira saúde, o carro parece ter saído ontem da concessionária. Seu câmbio é mecânico, uma escolha que reforça a sensação de controle e conexão direta com a estrada, característica muito apreciada pelos puristas.
O interior do veículo é um show à parte, mantendo intactos os bancos, painel e todos os detalhes que remetem à década de 90. Os acessórios originais, como rádio e volante, permanecem no lugar, sem qualquer modificação ou desgaste significativo. Este tipo de conservação é algo que poucos carros com quase três décadas de vida podem ostentar.
Principal caçador de raridades automotivas do Brasil, Reginaldo de Campinas encontrou essa preciosidade que parece ter acabado de sair da linha de montagem e não hesitou em mostrar para seus seguidores, trata-se de um verdadeiro tesouro automotivo que merece ser apreciado.
Fiat Tempra 1996 – Ficha Técnica
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 15 s
- Velocidade máxima: 177 km/h
Motor
- Cilindrada: 1995 cm³
- Cilindros: 4 em linha
- Disposição: Transversal
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Alimentação: Injeção monoponto
- Acionamento do comando: Correia dentada
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Válvulas por cilindro: 2
- Curso do pistão: 90 mm
- Diâmetro do cilindro: 84 mm
- Razão de compressão: 9,5:1
- Potência máxima: 105 cv
- Rotação potência máx.: 5250 rpm
- Torque máximo: 16,5 kgfm
- Rotação torque máx.: 3000 rpm
- Potência específica: 52,6 cv/litro
- Torque específico: 8,3 kgfm/litro
- Peso/potência: 11,6 kg/cv
- Peso/torque: 73,9 kg/kgfm
Transmissão
- Câmbio: Manual
- Código do câmbio: C510
- Marchas: 5
- Tração: Dianteira
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Dimensões
- Comprimento: 4354 mm
- Largura: 1702 mm
- Altura: 1457 mm
- Distância entre-eixos: 2543 mm
- Bitola dianteira: 1426 mm
- Bitola traseira: 1404 mm
- Peso: 1220 kg
- Carga útil: 400 kg
- Porta-malas: 500 litros
- Tanque de combustível: 70 litros
Pneus
- Dianteiros: 185/65 R14
- Traseiros: 185/65 R14
- Altura do flanco: 120 mm
Aerodinâmica
- Área frontal (A): 2,11 m²
- Área frontal corrigida: 0,675 m²
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,32
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro de giro: 10,6 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico: Mola helicoidal
- Traseira: Independente, McPherson
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Autonomia
- Rodoviária (G): 728 km
- Urbana (G): 504 km
Consumo
- Rodoviário (G): 10,4 km/l
- Urbano (G): 7,2 km/l
Em suma, este Fiat Tempra 1996 não é apenas um carro antigo, mas uma cápsula do tempo que nos transporta diretamente para uma era em que os veículos eram sinônimo de robustez e qualidade. Encontrado por Reginaldo de Campinas, o carro mantém sua originalidade de fábrica intacta, fazendo dele um achado raro e altamente desejável para colecionadores e admiradores da marca. Se você é um entusiasta de veículos clássicos, este Tempra é, sem dúvida, um exemplar que merece toda a atenção.