A Toyota mantém no Brasil uma linha eletrificada formada pelos híbridos flex Corolla e Corolla Cross, ambos produzidos localmente. Em breve, essa lista vai crescer com o Yaris Cross, prometido como uma das opções mais acessíveis do segmento. Já no portfólio de híbridos plug-in, a marca oferece apenas o RAV4, vendido a R$ 402 mil e com autonomia de até 55 km em modo elétrico. Mas surge uma dúvida: será que o Prius pode ser vendido por aqui?

Prius híbrido plug-in flex
Na última semana, durante a Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho (SP), a Toyota apresentou o Prius híbrido plug-in flex. A novidade chama atenção porque a motorização flexível é exclusiva do Brasil. Apesar de a marca não ter confirmado um lançamento, o simples fato de existir um desenvolvimento pronto já mostra que o carro poderia sim ganhar espaço no mercado nacional.
Um ícone da eletrificação
O Prius tem status de ícone global da eletrificação. Ele foi o primeiro híbrido produzido em massa no mundo, lá em 1997. No Brasil, chegou em suas terceira e quarta gerações, mas a atual — lançada em 2022 — apareceu apenas como veículo experimental, sem vendas oficiais.

Barreiras e estratégia da Toyota
Embora custe menos que o RAV4 em países como o Japão, o Prius enfrenta altas taxas de importação e impostos, o que dificulta sua chegada ao consumidor brasileiro. Além disso, a Toyota já consolidou sua tecnologia híbrida flex com carros nacionais, o que reduz a pressão para trazer o Prius às concessionárias.
Diferente de outras fabricantes que apostam na eletrificação total, a Toyota mantém uma estratégia diversificada, oferecendo híbridos tradicionais, flex e até plug-ins. No caso do Prius, a versão plug-in flex pode cortar em até 90% as emissões de CO₂ quando abastecida com etanol e com a bateria carregada.
Funções extras e inovação
Outro ponto interessante do modelo é a função V2L (Vehicle-to-Load), que permite ao carro fornecer energia para aparelhos externos. Essa tecnologia já aparece em modelos chineses como BYD, GWM e OMODA Jaecoo.

O Prius híbrido plug-in flex já existe e mostra que a Toyota tem tecnologia pronta para ampliar sua linha no Brasil. Porém, custos de importação, impostos e a própria estratégia da marca ainda são barreiras para que o modelo seja vendido oficialmente. Por enquanto, o Prius segue como vitrine tecnológica, mas se a Toyota mudar de direção, ele pode sim ocupar espaço no mercado nacional.