Híbrido Flex: Por qual razão o novo Toyota Prius ainda não chegou ao Brasil?

0

A Toyota mantém no Brasil uma linha eletrificada formada pelos híbridos flex Corolla e Corolla Cross, ambos produzidos localmente. Em breve, essa lista vai crescer com o Yaris Cross, prometido como uma das opções mais acessíveis do segmento. Já no portfólio de híbridos plug-in, a marca oferece apenas o RAV4, vendido a R$ 402 mil e com autonomia de até 55 km em modo elétrico. Mas surge uma dúvida: será que o Prius pode ser vendido por aqui?

Toyota Prius

Prius híbrido plug-in flex

Na última semana, durante a Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho (SP), a Toyota apresentou o Prius híbrido plug-in flex. A novidade chama atenção porque a motorização flexível é exclusiva do Brasil. Apesar de a marca não ter confirmado um lançamento, o simples fato de existir um desenvolvimento pronto já mostra que o carro poderia sim ganhar espaço no mercado nacional.

Um ícone da eletrificação

O Prius tem status de ícone global da eletrificação. Ele foi o primeiro híbrido produzido em massa no mundo, lá em 1997. No Brasil, chegou em suas terceira e quarta gerações, mas a atual — lançada em 2022 — apareceu apenas como veículo experimental, sem vendas oficiais.

Foto: Toyota

Barreiras e estratégia da Toyota

Embora custe menos que o RAV4 em países como o Japão, o Prius enfrenta altas taxas de importação e impostos, o que dificulta sua chegada ao consumidor brasileiro. Além disso, a Toyota já consolidou sua tecnologia híbrida flex com carros nacionais, o que reduz a pressão para trazer o Prius às concessionárias.

Diferente de outras fabricantes que apostam na eletrificação total, a Toyota mantém uma estratégia diversificada, oferecendo híbridos tradicionais, flex e até plug-ins. No caso do Prius, a versão plug-in flex pode cortar em até 90% as emissões de CO₂ quando abastecida com etanol e com a bateria carregada.

Funções extras e inovação

Outro ponto interessante do modelo é a função V2L (Vehicle-to-Load), que permite ao carro fornecer energia para aparelhos externos. Essa tecnologia já aparece em modelos chineses como BYD, GWM e OMODA Jaecoo.

Foto: Toyota

O Prius híbrido plug-in flex já existe e mostra que a Toyota tem tecnologia pronta para ampliar sua linha no Brasil. Porém, custos de importação, impostos e a própria estratégia da marca ainda são barreiras para que o modelo seja vendido oficialmente. Por enquanto, o Prius segue como vitrine tecnológica, mas se a Toyota mudar de direção, ele pode sim ocupar espaço no mercado nacional.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Sair da versão mobile