Você provavelmente já ouviu falar da Lecar, uma startup automotiva brasileira que tem chamado atenção com uma proposta ousada: veículos com tração elétrica, mas sem precisar de tomada para recarregar. E é com essa ideia diferente que a marca apresenta sua mais nova criação — a Lecar Campo, primeira picape híbrida flex do país.

Com visual moderno, proposta urbana e tecnologia única, a Campo chega para desafiar nomes de peso como Fiat Strada, Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro. Mas antes de mais nada, é bom saber: apesar de já estar disponível para reserva, a produção só começa em agosto de 2026.
Como funciona a motorização da Lecar Campo?
O grande diferencial está no sistema híbrido flex. Esqueça o que você conhece sobre carros híbridos tradicionais. A Campo não move as rodas com o motor a combustão. Na verdade, o motor flex, fornecido pela Horse, atua apenas como gerador — em parceria com um sistema da WEG — para carregar um pequeno banco de baterias, que alimenta o motor elétrico responsável pela tração.
Ou seja: você abastece com etanol ou gasolina, mas dirige um carro com tração 100% elétrica.
A potência combinada é de 165 cv, e a autonomia promete chegar a mil quilômetros, segundo a própria Lecar. Isso torna a Campo uma opção interessante para quem busca baixo consumo, bom desempenho e praticidade, sem se preocupar com tomadas ou carregadores.
Porte compacto, mas caçamba generosa
Apesar do visual robusto, a Lecar Campo tem um perfil compacto, ideal para a cidade. São 4,50 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,60 m de altura. O entre-eixos de 2,70 m promete estabilidade e bom espaço interno.
Mas o destaque vai para a caçamba: são 1,30 m de comprimento e capacidade para 900 litros, superando a da Fiat Strada cabine dupla, que carrega 844 litros.
A comparação é inevitável, já que a Strada é atualmente o carro mais vendido do Brasil. Só em 2025, já acumulou 62.697 unidades, de acordo com a Fenabrave. A Campo terá que convencer o consumidor de que oferece mais tecnologia, eficiência e inovação para conquistar seu espaço.
Visual moderno e boas promessas em segurança
A Campo aposta em um visual marcante, com linha de cintura elevada, cabine dupla com bom espaço interno e elementos de design que fogem do padrão das picapes compactas tradicionais.
Outro ponto forte será a segurança. O modelo virá equipado com um pacote ADAS — o mesmo tipo de assistência avançada ao condutor que já é comum em SUVs maiores. Isso inclui alertas inteligentes, condução assistida e sistemas para ajudar o motorista a evitar acidentes, principalmente no trânsito urbano.
Quando chega e quanto vai custar?
A Lecar Campo ainda não está nas ruas, mas já pode ser reservada. O preço promocional é de R$ 159.300, válido até dezembro de 2025 para quem entrar na lista de espera. A produção começa em agosto de 2026, então quem quiser garantir uma das primeiras unidades vai precisar de paciência.
Proposta Diferente
A Lecar Campo não é só uma novidade. Ela representa uma proposta diferente no mercado brasileiro de picapes, unindo mobilidade elétrica, abastecimento flex e tecnologia nacional. Com bom espaço, autonomia promissora e pacote de segurança interessante, tem tudo para chamar atenção.
Mas vai enfrentar um caminho difícil: concorrer com líderes de mercado, como a Strada, exigirá mais que inovação. Será preciso entregar eficiência, confiabilidade e suporte de pós-venda.
Ainda assim, vale ficar de olho. A “Tesla brasileira” pode surpreender mais do que muita gente imagina.