E agora Jeep Compass? Novo Renault Duster 2026 surge em testes no Brasil

0

A Renault pode até negar oficialmente, mas tudo indica que o novo Duster está a caminho do Brasil. A prova mais recente é um flagrante feito no interior de São Paulo, onde um modelo camuflado circulava livremente pelas ruas. A hipótese de ser apenas uma mula de testes até existe, mas o nível de camuflagem e o design revelado sugerem algo bem maior: a preparação da terceira geração do SUV compacto para o mercado nacional.

Renault Duster

Visual robusto e inspirado no Bigster

O carro camuflado visto no Brasil segue o visual da nova geração lançada na Europa. Ou seja, traz traços mais modernos e robustos, com faróis e lanternas em forma de “Y”, linhas retas e marcantes, caixas de roda alargadas e um estilo que remete diretamente ao SUV médio Bigster. Há ainda spoiler traseiro, colunas largas e iluminação em LED, reforçando o apelo visual mais aventureiro e contemporâneo.

As medidas também são maiores em relação à geração atual. A nova carroceria tem 4,34 metros de comprimento e 2,66 metros de entre-eixos, o que contribui para um porta-malas generoso de 472 litros. Tudo isso posiciona o modelo acima do Kardian, mas ainda abaixo do futuro Boreal, encaixando-se como uma opção intermediária dentro da linha Renault.

Nova base e possíveis mudanças mecânicas

Enquanto o Duster vendido hoje no Brasil ainda utiliza a antiga plataforma B0 da Dacia, a nova geração parte da plataforma modular CMF-B, a mesma usada por outros modelos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Essa mudança representa um salto em qualidade, tecnologia e segurança.

Renault Duster

Ainda não há confirmação oficial sobre o conjunto mecânico, mas existe a chance de que o novo Duster brasileiro venha com motorização híbrida. Na Europa, ele é oferecido com um motor 1.2 turbo a gasolina de 130 cv, apoiado por um sistema híbrido leve de 48V. Aqui, uma solução mais plausível seria o motor 1.3 turbo flexível que já equipa a versão atual, adaptado para oferecer melhor eficiência e, quem sabe, algum nível de eletrificação.

O que esperar da Renault?

Por ora, a Renault segue fazendo mistério sobre os planos para o novo Duster. A marca insiste que o modelo europeu não está nos planos para o Brasil, mas os testes realizados em território nacional indicam o contrário. Tudo leva a crer que o SUV está sendo adaptado para o nosso mercado e pode ser lançado em 2026, marcando uma nova fase para a linha Duster no país.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Sair da versão mobile