Enquanto grandes montadoras disputam o mercado de veículos elétricos e híbridos, o Brasil entra na jogada com uma montadora genuinamente nacional: a Lecar, fundada por Flávio Figueiredo Assis, o “Elon Musk brasileiro”. A empresa está lançando o Lecar Model 459 Híbrido, o primeiro carro de produção em massa da marca, que promete conquistar não apenas o mercado nacional, mas o mundo todo.
O Sonho do Carro 100% Brasileiro
Anunciado em junho de 2024, o Lecar Model 459 Híbrido chega com a promessa de ser o primeiro carro híbrido 100% brasileiro. Equipado com:
- Motor elétrico Hepu de 165 cv;
- Motor a combustão 1.0 Turbo de 3 cilindros, da Horse (joint venture entre Renault e Geely);
- Autonomia combinada de 1.000 km, usando apenas 30 litros de etanol.
O carro também possui assistência de direção semiautônoma nível 2, tornando-o uma opção competitiva no mercado de veículos inteligentes.
Um Futuro Promissor
Para garantir um lugar na fila de espera, é necessário um sinal de R$ 1.300,00. A produção em massa está prevista para começar apenas em agosto de 2026, e a empresa já estima que os 120 mil veículos do primeiro ano de produção estarão vendidos antes mesmo de saírem da fábrica no Espírito Santo. Esse volume representa cerca de 10% de todos os carros vendidos no Brasil no primeiro semestre de 2024.
Desafios e Ambições da Lecar
Embora a Lecar tenha começado com grande ambição, enfrentou desafios, como a tentativa fracassada de estabelecer uma fábrica na Bahia, onde a BYD garantiu o antigo terreno da Ford. Mas a montadora seguiu firme, estabelecendo sua base de produção no Espírito Santo. Com um preço de lançamento de R$ 147.900, o Lecar Model 459 Híbrido promete competir diretamente com marcas internacionais e trazer uma alternativa acessível ao público brasileiro.
Ficha Técnica: Lecar Model 459 Híbrido
Design e Configuração
- Tipo: Coupé
- Lugares: 5
- Portas: 4
Capacidade
- Peso em Ordem de Marcha: 1.396 kg
- Capacidade do Tanque: 35 L
- Capacidade do Porta-malas: 530 L
- Autonomia Combinada: 1.000 km
- Autonomia Elétrica: 100 km
Dimensões
- Comprimento: 4.350 mm
- Largura: 1.820 mm
- Altura: 1.520 mm
- Distância entre Eixos: 2.700 mm
Motorização
Motor Elétrico
- Marca: HEPU POWER
- Potência: 163 CV (120 kW)
- Torque: 26,3 kgfm (257,9 Nm)
- Tensão Nominal: 360 V
- Aceleração (0 a 100 km/h): 10,9 segundos
- Tração: Traseira
Motor a Combustão
- Marca: HORSE (Joint Venture Renault & Geely)
- Modelo: Horse HR08DT
- Potência: 122,3 CV (90 kW) @ 5.000 rpm
- Torque: 220 Nm @ 2.500 rpm
- Combustível: Flex (Etanol e Gasolina)
Bateria e Sistema Gerador
Gerador
- Marca: WEG
- Sistema: Motor de Indução Trifásico AC com Ímãs Permanentes
- Inversor: GW500G2
- Capacidade do Gerador: 50 kW @ 4.500 rpm
- Tensão Operacional: 288 a 384 V
Bateria
- Marca: WINSTON
- Modelo: Thunder Sky Winston
- Energia: 18,4 kWh
- Tecnologias:
- LiFePO4 Lithium Battery
- EV Off-Grid
- Smart Grid
- Potência de Pico: 368,8 kW
- Quantidade de Células: 96
Geral
Transmissão
- Modelo: Integrada ao Motor
- Relação de Transmissão: Constante (9,324)
Freios
- Dianteiros: Discos Ventilados com ABS e EBD
- Traseiros: Discos Sólidos com ABS e EBD
Direção
- Tipo: Eletroassistida
Suspensão
- Dianteira: Independente, com Molas Helicoidais e Barra Estabilizadora
- Traseira: Independente, com Molas Helicoidais
Rodas e Pneus
- Pneus: 225/50 R18
- Rodas: Aro 18″, Liga Leve
Sistemas de Assistência ao Condutor (ADAS)
- HS: Sistema de Permanência em Faixa
- ACC: Controle de Velocidade Adaptativo
- BAS: Assistente de Frenagem de Emergência
- BLIS: Sistema de Alerta de Ponto Cego
- FSD Nível 2: Assistente de Direção Semiautônoma
O Lecar Model 459 Híbrido é uma tentativa ousada de colocar o Brasil no mapa global da indústria automotiva. Com uma produção totalmente nacional e promessas tecnológicas de ponta, o futuro da marca dependerá de como os consumidores responderão à proposta. Se tudo correr conforme o planejado, o Lecar pode não apenas conquistar as ruas brasileiras, mas também alçar voos internacionais, colocando o Brasil no caminho da inovação automotiva global.
Fonte: Lecar