Talvez o Ford Everest seja um dos SUVs mais aguardados no Brasil nos últimos anos. Visto como um rival de peso para o líder de mercado Toyota SW4, o SUV da Ford, derivado da Ford Ranger, deve ser anunciado a qualquer momento no país. Sua chegada à Argentina é um indicativo claro de que o Brasil pode ser o próximo destino desse utilitário que promete mexer com o segmento.
Produção e chegada
A Ford apresentou recentemente, em sua fábrica de General Pacheco, na Argentina, o novo Everest. Esse SUV, baseado na Ranger, tem lançamento confirmado no país vizinho para 2025, com rumores de que a produção local está sendo estudada. No Brasil, será preciso esperar um pouco mais, a Ford afirmou que “no momento” o modelo está garantido apenas para o mercado argentino, mas deixou uma brecha para futuros lançamentos, dependendo da evolução do mercado e da demanda dos consumidores.
Caso o Everest seja produzido na Argentina, ele escaparia do imposto de importação, o que pode tornar seus preços mais competitivos no Brasil.
Motorização e performance
Hoje, o Ford Everest é oferecido na Ásia com opções de motor 2.0 EcoBlue turbodiesel, entregando 170 cv ou 210 cv (na versão biturbo), combinado com câmbio de dez marchas – o mesmo da linha Ranger. Contudo, é provável que a versão brasileira conte com o motor 3.0 V6 Lion turbodiesel de 250 cv e 61,2 kgfm de torque, já utilizado na Ranger. Esse motor oferece desempenho robusto, ideal para o perfil exigente dos consumidores brasileiros.
O Everest também promete entregar versatilidade com sistemas de tração 4×2, 4×4 ou 4×4 automático e capacidade de reboque de até 3.500 kg.
Design e dimensões
O Ford Everest se assemelha bastante à Ford Ranger, mas com adaptações específicas para um SUV. Destaques no design incluem:
- Faróis full-LED em formato “C” que contornam a grade frontal.
- Capô alto e reto para uma aparência robusta.
- Lanternas de LED interligadas por uma régua plástica com o nome “Everest” ao centro.
O Everest traz espaço interno generoso, com dimensões superiores aos seus concorrentes:
- Comprimento: 4.914 mm
- Largura: 1.923 mm
- Altura: 1.841 mm
- Entre-eixos: 2.900 mm
Quando colocamos o Ford Everest lado a lado com seus principais concorrentes, como Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer, algumas vantagens ficam evidentes. O espaço interno é superior, as opções de motorização são mais robustas e a lista de equipamentos é mais abrangente. Tudo isso aliado a um design moderno e uma abordagem focada no conforto e segurança dos ocupantes.
Enquanto o Toyota SW4 é conhecido por sua confiabilidade e ampla rede de serviços, e o Chevrolet Trailblazer destaca-se pelo custo-benefício, o Everest surge como uma alternativa mais tecnológica e sofisticada.
Tecnologia e equipamentos
Baseado na Ranger, o Ford Everest traz um alto padrão de acabamento, tecnologia e conforto. A lista de equipamentos deve incluir:
- Painel de instrumentos digital de 8 polegadas.
- Central multimídia com tela vertical de 12 polegadas.
- Nove airbags, incluindo airbag central entre os bancos dianteiros.
- Faróis de LED matriciais.
- Câmera com visão 360º.
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
- Sistema de segurança ativa com alerta de tráfego cruzado traseiro e aviso de pontos cegos.
Um SUV com Fortes Credenciais
O Ford Everest chega com credenciais para ser um forte concorrente no segmento de SUVs grandes, disputando diretamente com Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer. Assim, seu design moderno, espaço interno superior, motorização aceitável e vasta lista de equipamentos fazem dele uma promessa de alto nível.
Embora sua chegada ao Brasil ainda não esteja confirmada, o fato da possibilidade de ser produzido na Argentina aumenta consideravelmente as chances de vermos esse modelo por aqui. Dessa forma, só nos resta aguardar para descobrir se o Ford Everest estará à altura de destronar o Toyota SW4 no mercado brasileiro.