Novo Honda WR-V quer brigar entre os SUVs compactos com mecânica simples

0

O mercado de compactos continua extremamente concorrido e, por isso, praticamente todas as montadoras se movimentam para garantir espaço. Nesse cenário, a Honda retorna à disputa ao relançar o WR-V, produzido em Itirapina. Embora o projeto seja o mesmo apresentado na Tailândia em 2023, ele chega ao Brasil com a missão de enfrentar Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Nivus. As versões EX e EXL partem de R$ 144.900, ambas equipadas com o motor 1.5 DI i-VTEC flex e transmissão CVT, conjunto já conhecido por quem acompanha City hatch e sedã.

Honda WR-V EXL 2026 / Foto: Honda

Desempenho suficiente para quem busca uso cotidiano

Durante um trajeto de cerca de 300 km, que mesclou circuito urbano e rodoviário, o SUV mostrou comportamento coerente com sua proposta. A suspensão, formada por MacPherson na dianteira e eixo de torção atrás, trabalha bem na cidade e, portanto, entrega conforto razoável. Em pisos irregulares, no entanto, o ruído invade a cabine com certa facilidade. O desempenho cumpre as exigências do dia a dia e, embora não empolgue, responde de forma previsível quando o acelerador é solicitado. Como o conjunto precisa movimentar mais de 1.270 kg, o 1.5 aspirado sofre um pouco em retomadas mais exigentes. Ainda assim, as trocas simuladas pelas aletas atrás do volante e o modo S ajudam em trechos mais ágeis.

Consumo agrada e faz diferença no uso diário

Embora o desempenho seja apenas correto, o consumo realmente compensa. As médias oficiais giram em torno de 12 km/l com gasolina na cidade e 12,8 km/l na estrada. No teste, o carro chegou aos 14 km/l em cenário majoritariamente rodoviário e com ar-condicionado ligado. Por isso, quem busca economia tende a ver esse ponto como um grande atrativo.

Equipamentos bem distribuídos desde a versão EX

Outro destaque está no pacote de equipamentos, que é bem completo mesmo na versão EX. Ela já inclui ar-condicionado automático, faróis em LED, rodas aro 17, chave presencial, painel digital de 7? e multimídia de 10? com botões físicos, facilitando o uso durante a condução.
A EXL, por sua vez, adiciona barras de teto, faróis de neblina em LED, revestimentos em couro, carregador sem fio e apoio de braço traseiro. Além disso, ambas trazem o pacote Honda Sensing, que reúne frenagem autônoma, farol alto automático, piloto adaptativo e assistente de faixa, tornando o uso diário mais seguro.

Espaço interno competitivo e porta-malas generoso

O SUV mede 4,32 m de comprimento e tem entre-eixos de 2,65 m, o que o coloca acima de alguns rivais diretos. Isso se reflete no espaço interno, já que quem viaja no banco traseiro conta com bom vão para as pernas e altura adequada para a cabeça. Além disso, o porta-malas de 458 litros reforça a vocação familiar.

Honda WR-V EXL 2026 / Foto: Honda


Embora o acabamento siga uma linha simples e utilize plástico rígido em diversas áreas, a montagem é firme e transmite sensação de durabilidade. O resultado não chega ao nível de outros modelos da marca, mas ainda assim agrada pela coerência com a faixa de preço.

Cores e garantia ampliada

O SUV oferece seis anos de garantia e, além disso, conta com uma gama variada de cores que inclui opções sólidas, metálicas e perolizadas, como Branco Topázio, Azul Aurora e Cinza Basalto.

Prós e contras

Pontos positivos
Mecânica simples e robusta, consumo baixo, bom espaço interno, pacote completo de assistências e lista de equipamentos bem distribuída.

Pontos negativos
Desempenho do conjunto aspirado limitado, acabamento simples, estilo quadrado mais conservador e ruído perceptível em pisos ruins.

O relançamento mostra que a Honda quer participar de um dos segmentos mais importantes do país. Embora não tente ser ousado ou esportivo, o SUV entrega exatamente o que promete, já que combina economia, espaço, robustez e equipamentos coerentes. A concorrência oferece motores mais fortes e design mais chamativo, mas existe demanda por uma opção simples e funcional. O modelo aproveita justamente essa brecha para conquistar consumidores que priorizam praticidade acima de tudo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Sair da versão mobile