No enorme mercado automotivo chinês, a Toyota oferece não apenas uma, mas duas versões do seu SUV global mais famoso. De um lado está o Wildlander, fruto da parceria com a GAC. Do outro, o RAV4 tradicional, produzido em conjunto com a FAW. Agora, enquanto o RAV4 de sexta geração chega ao Ocidente, a operação chinesa da marca prepara sua própria atualização para o Wildlander.

As primeiras imagens oficiais surgiram nos registros do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT). Ao contrário do modelo anterior, que tinha frente e traseira exclusivas, o novo Wildlander adota praticamente o mesmo visual do RAV4, mas mantém algumas diferenças mecânicas importantes.
Design alinhado ao RAV4, mas com assinatura própria
Na parte estética, as mudanças são discretas. Além do logotipo “Wildlander” na tampa do porta-malas, o SUV exibe grade em formato colmeia na cor da carroceria e protetores de para-choque mais discretos. Assim, as versões mais aventureiras como RAV4 Woodland e Adventure, além da esportiva GR Sport, não devem aparecer na linha chinesa com este nome.
Segundo as fichas técnicas divulgadas, o Wildlander mede 4,60 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,68 m de altura, com entre-eixos de 2,69 m. As dimensões são praticamente idênticas às do RAV4 vendido na Europa e na América do Norte, embora haja pequenas variações.
Mecânica mantém opções a combustão
É no conjunto mecânico que o Wildlander se diferencia mais do RAV4 global. Enquanto o modelo vendido em outros mercados já é totalmente eletrificado, o chinês continua oferecendo motor a combustão. A opção de entrada traz um 2.0 aspirado de 169 cv, com tração dianteira ou integral.
Além disso, o SUV terá duas configurações híbridas autocarregáveis. A primeira combina um motor 2.0 de 150 cv com propulsor elétrico, e a segunda usa um 2.5 de 182 cv, também com auxílio elétrico. Em ambos os casos, haverá versões com tração dianteira e com tração E-Four, que distribui força para as quatro rodas. Por enquanto, não há previsão de um híbrido plug-in.
Estreia próxima e “gêmeo” da FAW a caminho
O novo Wildlander deve ser lançado oficialmente nos próximos meses. Logo depois, a FAW Toyota deve apresentar sua própria versão do RAV4, praticamente idêntica ao modelo da GAC, mudando apenas o nome.
Equilíbrio entre Tendencias e Preferências
O Toyota Wildlander 2025 mostra como a marca adapta um mesmo projeto a diferentes mercados, equilibrando tendências globais e preferências locais. Mantendo opções a combustão e híbridas, o SUV promete agradar consumidores chineses que ainda não querem abrir mão da gasolina, ao mesmo tempo em que oferece tecnologias mais limpas para quem busca eficiência.