O sedã mais vendido do mundo ganhou mais uma atualização e, desta vez, o destaque ficou para o mercado chinês. A atual geração, lançada em 2019 no Brasil, passou por um novo facelift que antecipa o que pode chegar por aqui nos próximos anos. Além do visual renovado, o modelo recebeu melhorias no sistema híbrido e passou a entregar um consumo impressionante, que chega a 24,2 km/l.

Na China, os preços começam em 99.000 yuan, algo próximo de R$ 77 mil em conversão direta. Embora esse valor não represente a realidade brasileira, ele ajuda a entender o posicionamento do carro no mercado asiático.
Visual mais moderno e alinhado à nova identidade da Toyota
Primeiramente, as mudanças chamam atenção logo na dianteira. O sedã adotou a linguagem de design Hammerhead, já vista em modelos como Prius e RAV4 mais recentes. Com isso, o conjunto frontal ficou mais ousado e atual.
Os faróis agora trazem desenho dividido e mais agressivo. Na parte superior, um filete em formato de “C” cria identidade visual, enquanto, logo abaixo, um traço iluminado conecta as extremidades. Além disso, a Toyota reposicionou os módulos de luz alta e baixa para as bordas do para-choque, acompanhando detalhes em preto que reforçam o apelo esportivo.
A grade horizontal escurecida e o spoiler inferior mais pronunciado completam o visual. Já na lateral, surgem novas rodas, enquanto a carroceria cresceu 7,5 cm no comprimento, sendo 5 cm apenas no entre-eixos, o que melhora o espaço interno.
Na traseira, as lanternas ganharam novo desenho interno e agora se conectam por uma barra iluminada, seguindo uma tendência cada vez mais comum no segmento.
Interior mais limpo e tecnológico
Por dentro, o sedã adota uma proposta mais minimalista e moderna. O destaque fica para a central multimídia flutuante de 12,9 polegadas, que passa a dominar o painel. Ao mesmo tempo, o conjunto inclui painel digital de 8,8 polegadas, novo volante e acabamento em dois tons, preto e branco.
Com isso, a experiência a bordo se torna mais atual. A Toyota reduziu o número de botões físicos e priorizou conectividade, sem abrir mão da ergonomia tradicional do modelo.
Sistema híbrido ficou mais eficiente
No mercado chinês, o modelo aparece com duas opções de motorização. A primeira é a versão híbrida plena 1.8, semelhante à oferecida no Brasil. A segunda aposta no motor 2.0 aspirado a gasolina, que entrega 171 cv.
No entanto, a grande novidade está no sistema híbrido. A Toyota introduziu um novo motor elétrico mais eficiente, elevando a potência combinada para 137 cv. Como resultado, o consumo melhorou ainda mais e pode alcançar 24,2 km/l, número bastante competitivo entre os sedãs médios.
Ele vem para o Brasil?
Embora a apresentação tenha ocorrido inicialmente na China, esse facelift deve chegar a outros mercados que ainda vendem a atual geração, como Brasil e Europa. Tudo indica que essa será a última grande atualização da 12ª geração.
Na sequência, a próxima geração já é aguardada com um sistema híbrido plug-in mais avançado, reforçando a estratégia da marca de investir em eletrificação sem abrir mão da confiabilidade mecânica.