Poucos carros conseguem aliar prestígio, confiabilidade e valor de revenda tão bem quanto o Toyota Corolla. Mesmo em versões mais antigas, como o Corolla XEi 2011, o sedã médio japonês segue firme como uma das opções mais procuradas no mercado de seminovos. Mas afinal, quanto custa esse modelo? Vamos conferir os detalhes, o preço médio e tudo o que faz esse carro ainda ser tão desejado.
Custo-benefício e Itens de Série
Se por fora o design não é o mais moderno, o Corolla XEi 2011 compensa com conforto e uma boa lista de equipamentos para a época. A versão com motor 2.0 traz itens que continuam relevantes até hoje, como:
- Ar-condicionado digital;
- Retrovisores rebatíveis eletricamente;
- Airbags laterais;
- Bancos de couro.
Apesar disso, alguns detalhes deixam evidente o peso dos anos. O sistema de som, por exemplo, não tem Bluetooth ou entrada USB, algo que pode ser resolvido com um simples upgrade.
No quesito desempenho, o motor 2.0 16V Dual VVT-i é o destaque. Com até 153 cv e 20,7 kgfm de torque (abastecido com etanol), ele garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos. O câmbio automático de apenas quatro marchas pode parecer simples, mas funciona bem com o motor, entregando uma condução suave e confiável.
Preço do Toyota Corolla XEi 2011
Quando o assunto é preço, o Corolla XEi 2011 varia bastante, dependendo do estado de conservação, quilometragem e possíveis acessórios ou manutenções realizadas. De acordo com a Tabela Fipe, o preço médio desse modelo está em R$ 55.008,00.
No entanto, na prática, é possível encontrar unidades em bom estado por valores um pouco menores ou bem mais altos, caso estejam extremamente conservadas ou com baixa quilometragem.
Ficha Técnica: Toyota Corolla XEi 2011
Desempenho
- Aceleração (0-100 km/h): 11,6 s
- Velocidade Máxima: 193 km/h
Motor
- Código do Motor: 3ZR-FBE
- Cilindros: 4 em linha
- Cilindrada: 1.986 cm³
- Disposição: Transversal
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Alimentação: Injeção multiponto
- Comando de Válvulas: Duplo no cabeçote
- Tuchos: Hidráulicos
- Válvulas por Cilindro: 4
- Variação do Comando: Admissão e escape
- Razão de Compressão: 12:1
- Rotação Potência Máxima: 5.800 rpm
- Rotação Torque Máximo: 4.800 rpm
- Potência Máxima (A): 153 cv
- Potência Máxima (G): 142 cv
- Torque Máximo (A): 20,7 kgfm
- Torque Máximo (G): 19,8 kgfm
- Diâmetro do Cilindro: 80,5 mm
- Curso do Pistão: 97,6 mm
- Peso/Potência: 8,0 kg/cv
- Peso/Torque: 59,4 kg/kgfm
- Potência Específica: 77,0 cv/litro
- Torque Específico: 10,4 kgfm/litro
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Automático
- Acoplamento: Conversor de torque
- Marchas: 4
Dimensões
- Comprimento: 4.540 mm
- Largura: 1.760 mm
- Altura: 1.480 mm
- Distância entre-eixos: 2.600 mm
- Peso: 1.230 kg
- Porta-malas: 470 litros
- Tanque de Combustível: 60 litros
- Vão Livre do Solo: 155 mm
Pneus
- Dianteiros: 205/55 R16
- Traseiros: 205/55 R16
- Altura do Flanco: 113 mm
Aerodinâmica
- Coeficiente de Arrasto (Cx): 0,29
- Área Frontal (A): 2,21 m²
- Área Frontal Corrigida: 0,641 m²
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de Giro: 10,6 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento Elástico: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco sólido
Consumo
- Urbano (A): 6,1 km/l
- Urbano (G): 8,2 km/l
- Rodoviário (A): 9,0 km/l
- Rodoviário (G): 12,8 km/l
Autonomia
- Urbana (A): 366 km
- Urbana (G): 492 km
- Rodoviária (A): 540 km
- Rodoviária (G): 768 km
Portanto, o Toyota Corolla XEi 2011 é uma ótima opção para quem busca um sedã confiável, confortável e com bom custo-benefício, mesmo em um carro com mais de uma década de uso. Ele oferece um desempenho decente, itens de conforto relevantes e o prestígio de uma das marcas mais respeitadas do mercado. Se você está de olho em um, vale a pena investir um tempo para encontrar um exemplar bem cuidado. Afinal, um Corolla bem conservado é quase sempre um bom negócio.