Raro VW Fusca 1968 ainda preserva esplendor e charme

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Se tem um carro que desperta nostalgia e admiração, é o VW Fusca. E quando falamos de um modelo de 1968, com toda sua originalidade intacta, a história fica ainda mais especial. Recentemente, o famoso caçador de raridades automotivas, Reginaldo de Campinas, encontrou e exibiu nas redes sociais um exemplar impecável de um Fusca 1968, em perfeito estado de conservação. Vamos explorar mais sobre esse verdadeiro tesouro!

VW Fusca 1968 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Fusca 1968 / Foto: Reginaldo de Campinas

Charme e originalidade preservados

O Fusca 1968 encontrado pelo Reginaldo é daqueles carros que parecem ter saído da fábrica ontem. Com cor branca, duas portas e movido a gasolina, ele ainda carrega todos os detalhes originais, como o câmbio manual e o motor 1300, característicos dessa época.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Além do visual, as características técnicas desse Fusca são um verdadeiro passeio pela história da engenharia automotiva.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Fusca 1968

  • Ano: 1968
  • Motor: 1300
  • Potência máxima: 46 cv a 4600 rpm
  • Torque máximo: 9 kgfm a 2800 rpm
  • Aceleração de 0-100 km/h: 45 segundos
  • Velocidade máxima: 105 km/h
  • Câmbio: Manual de 4 marchas
  • Tração: Traseira
  • Consumo urbano: 8 km/l
  • Consumo rodoviário: 12 km/l
  • Autonomia rodoviária: 492 km
VW Fusca 1968 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Fusca 1968 / Foto: Reginaldo de Campinas

Desempenho e dimensões

Apesar de suas modestas aceleração e velocidade máxima, o Fusca 1968 se destaca pela simplicidade e eficiência. Suas dimensões compactas o tornam perfeito para o trânsito urbano, enquanto sua carga útil de 380 kg mostra que ele é mais resistente do que parece. O tanque de 41 litros e a capacidade do porta-malas de 141 litros eram mais que suficientes para atender às necessidades da época.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

A suspensão independente e os freios a tambor (tanto na dianteira quanto na traseira) são exemplos da simplicidade robusta que fez do Fusca um ícone de durabilidade.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica: VW Fusca 1968

Desempenho

  • Aceleração 0-100 km/h: 45 segundos
  • Velocidade máxima: 105 km/h

Transmissão

  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Câmbio: Manual, 4 marchas
  • Tração: Traseira

Motor

  • Alimentação: Carburador
  • Aspiração: Natural
  • Cilindrada: 1285 cm³
  • Cilindros: 4 opostos horizontalmente (Boxer)
  • Código do motor: VW Boxer
  • Comando de válvulas: No bloco, por engrenagens
  • Curso do pistão: 69 mm
  • Diâmetro do cilindro: 77 mm
  • Disposição: Longitudinal, traseiro
  • Peso/potência: 17,0 kg/cv
  • Peso/torque: 86,7 kg/kgfm
  • Potência específica: 35,8 cv/litro
  • Potência máxima: 46 cv a 4600 rpm
  • Razão de compressão: 6,6:1
  • Torque específico: 7,0 kgfm/litro
  • Torque máximo: 9 kgfm a 2800 rpm
  • Válvulas por cilindro: 2

Dimensões

  • Altura: 1500 mm
  • Bitola dianteira: 1305 mm
  • Bitola traseira: 1288 mm
  • Carga útil: 380 kg
  • Comprimento: 4070 mm
  • Distância entre-eixos: 2400 mm
  • Largura: 1540 mm
  • Peso: 780 kg
  • Porta-malas: 141 litros
  • Tanque de combustível: 41 litros
  • Vão livre do solo: 152 mm

Aerodinâmica

  • Área frontal (A): 1,96 m²
  • Área frontal corrigida: 0,941 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,48

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro mínimo de giro: 11 metros

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braço arrastado, barra de torção
  • Traseira: Independente, semi-eixo oscilante

Freios

  • Dianteiros: Tambor
  • Traseiros: Tambor

Autonomia

  • Rodoviária (Gasolina): 492 km
  • Urbana (Gasolina): 328 km

Consumo

  • Rodoviário (Gasolina): 12 km/l
  • Urbano (Gasolina): 8 km/l
VW Fusca 1968 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Fusca 1968 / Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Em resumo, esse raro VW Fusca 1968 não é apenas um carro, mas uma peça viva da história automotiva. Com seu design simples e mecânica confiável, ele representa uma era em que os carros eram feitos para durar. Dessa forma, graças a caçadores de raridades como Reginaldo de Campinas, podemos continuar admirando essas joias do passado, que nos lembram que o charme e a simplicidade ainda têm seu valor.

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