As picapes continuam conquistando o mercado brasileiro. Nos últimos anos, vimos uma enxurrada de lançamentos que reforçam essa tendência, como a Chevrolet Montana, Ram Rampage, Fiat Strada Turbo, Chevrolet Silverado, além das novas Ford Ranger e F-150. Agora, a Hyundai também quer entrar na disputa e planeja lançar sua nova picape em 2026.
Uma picape menor que a Santa Cruz
Muitos especularam que a Hyundai traria a Santa Cruz para o Brasil, um modelo intermediário que poderia concorrer diretamente com a Ram Rampage e a Ford Maverick. No entanto, fontes próximas à fabricante sul-coreana afirmaram ao portal Mobiauto que a marca está desenvolvendo um modelo menor e de custo mais acessível. Isso se deve, em grande parte, ao alto custo que uma importação da Santa Cruz traria ao mercado brasileiro.
A ideia de uma picape compacta não é nova para a Hyundai. Desde o Salão do Automóvel de 2016, a montadora já demonstrava interesse nesse segmento. Mas foi apenas com o crescimento expressivo das vendas dessa categoria que a empresa decidiu, de fato, tirar o projeto do papel. A nova picape, prevista para 2026, deve usar a plataforma do Creta renovado.
Concorrência acirrada
Quando chegar às lojas, a nova picape da Hyundai enfrentará fortes concorrentes. Entre eles, está a Fiat Toro, que passará por uma reestilização em 2025 e deve ganhar uma versão híbrida com a tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis. Outro rival é a Volkswagen Tarok, um projeto que foi apresentado em 2018, mas acabou engavetado durante a pandemia.
Mecânica e tecnologia de ponta
A Hyundai não pretende ficar para trás quando o assunto é conjunto mecânico. A nova picape deve contar com o motor 1.6 turboflex com injeção direta de combustível, garantindo bom desempenho e eficiência. Além disso, há boas chances de que uma versão híbrida seja oferecida, acompanhando a tendência de eletrificação que se espalha rapidamente entre as picapes de diversos segmentos.
Design moderno e funcional
Para antecipar como pode ser essa nova picape, o time de designers do Motor Prime criou uma projeção digital do modelo. A traseira é um dos destaques, trazendo a tampa da caçamba com o nome “Creta” em alto relevo, lanternas fumê e uma barra luminosa conectando as luzes traseiras — um detalhe que tem se popularizado entre os lançamentos recentes. O interior deve seguir o padrão do Creta, com pequenas diferenças para se adaptar ao segmento de picapes.
Dessa forma, a entrada da Hyundai no mercado de picapes compactas promete esquentar ainda mais a disputa. Assim, com uma proposta acessível e baseada no Creta, a nova picape deve oferecer tecnologia avançada, opção de motorização híbrida e um design moderno. Portanto, se conseguir equilibrar custo-benefício e entregar um bom pacote mecânico, tem tudo para se tornar um dos grandes destaques do segmento quando chegar em 2026.