Tiggo 7 apronta mais uma e Corolla Cross despenca em Vendas

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O Caoa Chery Tiggo 7 está em alta no mercado brasileiro. Segundo dados da Fenabrave, o SUV médio atingiu 3.743 emplacamentos em outubro, superando o desempenho de setembro, quando havia vendido 3.742 unidades. Com isso, o modelo estabeleceu um novo recorde de vendas no ano — e os números ainda podem subir, já que o levantamento do mês ainda não foi fechado totalmente.

Foto: Caoa Chery
Foto: Caoa Chery

Esse bom desempenho garantiu ao Tiggo 7 a 9ª posição entre os SUVs mais vendidos do Brasil em outubro, ficando logo atrás de modelos consolidados como Volkswagen Tera, Hyundai Creta, Honda HR-V, T-Cross, Compass, Fastback, Kicks e Tracker.

A fase positiva também reflete o esforço da Caoa Chery em reposicionar o modelo, que recentemente ganhou versões com preços mais competitivos. Em algumas concessionárias, o Tiggo 7 teve reduções de até R$ 10 mil, o que ajudou a impulsionar a procura pelo SUV.

Toyota sente os efeitos da paralisação

Enquanto o SUV chinês comemora, o Toyota Corolla Cross atravessa um período complicado. Após o incidente climático que atingiu a fábrica de motores em Porto Feliz (SP), em setembro, a produção foi interrompida. Desde então, as concessionárias trabalham apenas com os estoques disponíveis.

A retomada deve acontecer em breve, mas de forma limitada. A Toyota vai importar motores do Japão, e nesse primeiro momento apenas as versões híbridas do Corolla Cross voltarão a ser produzidas. Já as configurações a combustão, que representam a maior parte das vendas, só devem retornar entre janeiro e fevereiro de 2026.

O impacto foi imediato: em outubro, o Corolla Cross saiu do top 10 de SUVs mais vendidos e caiu para a 13ª posição, com 3.461 unidades emplacadas. O modelo ficou atrás de rivais como Jeep Renegade e Fiat Pulse, que aproveitaram o espaço deixado pela falta de produtos Toyota nas lojas.

Perspectivas para os próximos meses

A tendência é que o Caoa Chery Tiggo 7 siga crescendo, sustentado por bons preços, equipamentos modernos e disponibilidade nas concessionárias. Já o Corolla Cross deve enfrentar queda ainda mais acentuada, conforme os estoques se esgotam e a produção segue limitada.

No cenário atual, o mercado de SUVs médios no Brasil mostra um claro contraste: enquanto uns colhem resultados históricos, outros lutam para se reerguer após uma fase turbulenta.

Foto: Caoa Chery

O mês de outubro reforçou como o setor automotivo pode mudar rapidamente. O Tiggo 7, que antes ocupava uma posição discreta, hoje se consolida entre os mais vendidos. O Corolla Cross, por outro lado, paga o preço de fatores externos que interromperam sua produção. Se a Caoa Chery mantiver o ritmo, e a Toyota demorar a normalizar sua linha, o equilíbrio entre os SUVs médios pode ganhar um novo protagonista nos próximos meses.

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