A Ford está pronta para reforçar sua presença no mercado de SUVs na América do Sul com o Everest. O modelo, baseado na picape Ranger, acaba de estrear na Argentina, que será o primeiro país da região a receber o utilitário. Vindo da Tailândia, ele entra na disputa direta com Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer, duas favoritas do público local.

Embora não seja oficialmente o sucessor do Ford Explorer dos anos 1990, o Everest cumpre um papel semelhante. É um SUV grande e robusto, construído sobre o mesmo chassi da Ranger. Tem visual mais urbano e três fileiras de assentos, com espaço para até sete ocupantes.
A produção, por enquanto, é asiática. No entanto, já surgem rumores sobre uma possível fabricação na Argentina, na planta de General Pacheco, onde a Ranger é montada. Faz sentido, já que ambos compartilham plataforma, mecânica e transmissão.
Motor forte e tecnologia atual
Diferente da Ranger, que se destaca pelos motores a diesel, o Everest traz sob o capô o 2.3 EcoBoost turbo a gasolina. É o mesmo motor presente em modelos como Mustang, Bronco e F-150. Com 300 cv e 45,4 kgfm de torque, ele se combina a um câmbio automático de 10 marchas e tração 4×4. Há também recursos como reduzida e bloqueio de diferencial, ideais para uso fora de estrada.
Na Argentina, o SUV será oferecido apenas na versão Titanium, a mais completa da linha. Ela traz teto panorâmico, rodas de 20 polegadas, tampa elétrica no porta-malas e bancos rebatíveis na terceira fileira. Por dentro, o painel digital de 8″ se soma ao multimídia de 12″. Faróis e lanternas em LED e vários modos de condução completam o pacote, com configurações específicas para areia, lama e piso escorregadio.
Segurança em alta
O Everest também impressiona na segurança. Vem com um pacote ADAS completo, incluindo frenagem automática, alerta de colisão, assistente de permanência em faixa, piloto automático e câmera de ré com sensores.
Preço competitivo, mesmo como importado
Apesar da taxa de 35% sobre importados, o Everest chega à Argentina com preço competitivo. A Trailblazer, por exemplo, custa cerca de R$ 324 mil. Já a Toyota SW4 varia entre R$ 354 mil e R$ 373 mil, mesmo sendo fabricadas na região.
E no Brasil, vem quando?
Essa é a pergunta que muita gente se faz. A Ford ainda não confirmou a chegada do Everest ao Brasil, mas há chances. Trazer o modelo da Tailândia com motor a gasolina pode não ser o ideal, já que os consumidores brasileiros ainda preferem SUVs grandes a diesel. No entanto, se a produção for confirmada na Argentina, as possibilidades aumentam bastante.
Por enquanto, os fãs da marca seguem na expectativa. O Everest tem potencial para brigar de igual para igual no segmento, com espaço de sobra, boa tecnologia e desempenho afiado.
O Ford Everest pode agitar o mercado sul-americano de SUVs com seu conjunto equilibrado de conforto, tecnologia e capacidade off-road. Se a produção argentina se confirmar, o Brasil pode ser o próximo passo. Resta saber se a Ford vai aproveitar a chance de colocar esse gigante nas nossas ruas. Uma coisa é certa: os concorrentes precisam se preparar.