VW Gol GTi 1989: Preço, Ficha Técnica e Curiosidades

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O VW Gol GTi 1989 é, sem dúvidas, um dos maiores ícones da indústria automotiva brasileira. Esse esportivo marcou história ao ser o primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível, estreando no mercado em janeiro de 1989, depois de sua exibição no Salão do Automóvel de São Paulo, em 1988.

VW Gol GTi 1989 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Gol GTi 1989 / Foto: Reginaldo de Campinas

Mesmo hoje, mais de três décadas depois, o Gol GTi ainda é reverenciado por entusiastas e colecionadores, tanto por sua tecnologia inovadora na época quanto pelo desempenho empolgante.

VW Gol GTi 1989 / Foto: Reginaldo de Campinas

Curiosidades Sobre o Gol GTi 1989

  1. Pintura Azul Mônaco
    O Gol GTi estreou com a exclusiva cor Azul Mônaco, que virou símbolo do modelo. Essa tonalidade metálica chamava atenção e diferenciava o esportivo no trânsito.
  2. Detalhes Exclusivos
    O carro trazia um visual arrojado, com para-choques envolventes na cor da carroceria, faróis de neblina integrados e rodas de liga leve aro 14. No interior, o painel trazia instrumentos com iluminação vermelha, um toque sofisticado na época.
  3. Injeção Eletrônica Pioneira
    Embora comum hoje, a injeção eletrônica era uma novidade revolucionária em 1989. Na prática, ela oferecia uma condução mais suave, desempenho consistente e reduzido consumo em comparação aos carburadores tradicionais.
  4. A tecnologia LE-Jetronic, da Bosch, responsável pela injeção eletrônica, era o diferencial que colocava o Gol GTi em outro patamar, garantindo eficiência no consumo de combustível e maior estabilidade em altas rotações.
Foto: Reginaldo de Campinas

Quanto Custa um VW Gol GTi 1989 Hoje?

Se você sonha em ter um VW Gol GTi 1989 na sua garagem, prepare-se para enfrentar uma verdadeira montanha-russa de preços. O valor desse clássico depende muito do estado de conservação, originalidade e histórico do veículo.

Foto: Reginaldo de Campinas

No mercado de colecionadores, o preço pode variar entre R$ 50 mil e R$ 300 mil, com os modelos mais valorizados sendo os que preservam itens originais, como pintura, rodas, interior e motor. Além disso, um histórico completo, com manual e nota fiscal de época, também eleva o valor do carro.

VW Gol GTi 1989 / Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica – VW Gol GTi 1989

Desempenho

  • Aceleração (0-100 km/h): 8,8 s
  • Velocidade máxima: 185 km/h

Motor

  • Código do motor: AP-2000
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada: 1.984 cm³
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Disposição: Longitudinal
  • Instalação: Dianteiro
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Curso do pistão: 92,8 mm
  • Diâmetro do cilindro: 82,5 mm
  • Razão de compressão: 10:1
  • Rotação máxima: 6.300 rpm
  • Rotação (potência máxima): 5.600 rpm
  • Rotação (torque máximo): 3.200 rpm
  • Potência máxima: 120 cv
  • Torque máximo: 18,4 kgfm
  • Potência específica: 60,5 cv/litro
  • Torque específico: 9,3 kgfm/litro
  • Peso/potência: 8,3 kg/cv
  • Peso/torque: 54,2 kg/kgfm
  • Acionamento do comando: Correia dentada

Transmissão

  • Câmbio: Manual
  • Marchas: 5
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Tração: Dianteira

Dimensões

  • Comprimento: 3.849 mm
  • Largura: 1.601 mm
  • Altura: 1.355 mm
  • Distância entre-eixos: 2.358 mm
  • Peso: 997 kg
  • Carga útil: 340 kg
  • Porta-malas: 146 litros
  • Tanque de combustível: 47 litros
  • Vão livre do solo: 130 mm
  • Bitola dianteira: 1.364 mm
  • Bitola traseira: 1.384 mm

Pneus

  • Dianteiros, traseiros e estepe: 185/60 R14
  • Altura do flanco: 111 mm

Aerodinâmica

  • Área frontal (A): 1,84 m²
  • Área frontal corrigida: 0,791 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,43

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 9,7 m

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson (mola helicoidal)
  • Traseira: Eixo de torção

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Consumo e Autonomia

  • Consumo urbano (gasolina): 8,5 km/l
  • Consumo rodoviário (gasolina): 13,4 km/l
  • Autonomia urbana (gasolina): 400 km
  • Autonomia rodoviária (gasolina): 630 km
Foto: Reginaldo de Campinas

Em resumo, o VW Gol GTi 1989 é um pedaço da história automotiva brasileira. Inovador em sua época, com um desempenho marcante e design exclusivo, ele ainda faz os olhos de muitos apaixonados brilharem. Seja pela tecnologia pioneira ou pelo status de raridade, o Gol GTi segue como um dos esportivos nacionais mais desejados e valorizados.

Foto: Reginaldo de Campinas

Se você é fã de carros clássicos e busca uma joia do passado para colecionar, o GTi de 1989 pode ser a escolha perfeita. Afinal, poucos modelos carregam tanto peso histórico e, ao mesmo tempo, entregam um desempenho que ainda surpreende nos dias de hoje.

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