Chevrolet Celta 2016: Preço, Ficha Técnica e Detalhes

0

Considerado um dos compactos mais queridos da Chevrolet no Brasil, o Celta conquistou uma legião de fãs ao longo de sua trajetória. Com apenas uma geração produzida entre 2000 e 2015, o modelo fez um tremendo sucesso no mercado nacional e foi vendido até 2016, deixando um legado que muitos ainda lembram com nostalgia.

Chevrolet Celta 2015 / Foto: Ideal
Chevrolet Celta 2015 / Foto: Ideal

Origem e Proposta

O Chevrolet Celta teve sua origem no projeto Blue Macaw (Arara-Azul), desenvolvido pela divisão brasileira da General Motors. A proposta inicial era clara: criar um carro acessível, com linhas atraentes e baixo custo de manutenção, voltado para as camadas demográficas de menor poder aquisitivo.

Foto: Ideal

Design e Produção

O design do Celta foi assinado por Paulo Konno, designer da GM do Brasil. Lançado em 2000 na fábrica de Gravataí, o compacto rapidamente conquistou o mercado. Apenas um ano após seu lançamento, em 2001, já haviam sido comercializadas 100 mil unidades.

Chevrolet Celta 2015 / Foto: Ideal

Versões e Variedade

Ao longo de sua existência, o Celta foi produzido em diversas versões, como Life, Spirit, Super, Energy, Off-road, Piquet, LS e LT. Essa variedade de opções consolidou o modelo como um símbolo de polivalência e confiabilidade.

Foto: Ideal
Foto: Ideal

O Fim de uma Era

Apesar de seu sucesso, a produção do Chevrolet Celta foi encerrada em abril de 2015, porém as unidades remanescentes foram vendidas até 2016, marcando o fim de sua trajetória no mercado nacional. Ao todo, foram aproximadamente 1,5 milhão de unidades vendidas, fazendo do Celta um verdadeiro ícone dos compactos no Brasil.

Preço

O Chevrolet Celta ano modelo 2016 não é um carro caro, atualmente é possível encontrar exemplares com preços bem acessíveis, na Tabela Fipe, um Celta Spirit/ LT 1.0 MPFI 8V FlexP. 5p 2016 custa R$ 33.930,00 (Trinta e três mil e novecentos e trinta reais).

Foto: Ideal

Chevrolet Celta 2016 – Ficha Técnica

Desempenho

  • Aceleração 0-100 km/h: 13,4 s
  • Velocidade máxima: 161 km/h

Transmissão

  • Tipo de acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Câmbio: Manual de 5 marchas (F17 Minus HR)
  • Tração: Dianteira

Motor

  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Aspiração: Natural
  • Cilindrada: 999 cm³
  • Cilindros: 4 em linha
  • Código do motor: GM Família I
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote, acionado por correia dentada
  • Curso do pistão: 62,9 mm
  • Diâmetro do cilindro: 71 mm
  • Disposição: Transversal, dianteiro
  • Peso/potência: 11,4 kg/cv
  • Peso/torque: 91,8 kg/kgfm
  • Potência específica: 78,1 cv/litro
  • Potência máxima: 78 cv (A) / 77 cv (G) a 6400 rpm
  • Razão de compressão: 12,6:1
  • Torque específico: 9,7 kgfm/litro
  • Torque máximo: 9,7 kgfm (A) / 9,5 kgfm (G) a 5200 rpm
  • Válvulas por cilindro: 2

Dimensões

  • Altura: 1429 mm
  • Bitola dianteira: 1387 mm
  • Bitola traseira: 1388 mm
  • Carga útil: 460 kg
  • Comprimento: 3788 mm
  • Distância entre-eixos: 2443 mm
  • Largura: 1626 mm
  • Peso: 890 kg
  • Porta-malas: 260 litros
  • Tanque de combustível: 54 litros
  • Vão livre do solo: 115 mm

Pneus

  • Altura do flanco: 116 mm
  • Dianteiros/Traseiros: 165/70 R13
  • Estepe: 165/70 R13

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro mínimo de giro: 9,8 m

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson com mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Autonomia

  • Rodoviária (A): 470 km
  • Rodoviária (G): 691 km
  • Urbana (A): 410 km
  • Urbana (G): 578 km

Consumo

  • Rodoviário (A): 8,7 km/l
  • Rodoviário (G): 12,8 km/l
  • Urbano (A): 7,6 km/l
  • Urbano (G): 10,7 km/l
Chevrolet Celta 2015 / Foto: Ideal
Foto: Ideal

Em suma, o Chevrolet Celta deixou sua marca na história automotiva brasileira, sendo lembrado como um carro acessível, confiável e versátil. Mesmo após o fim de sua produção, o modelo continua a ser celebrado pelos fãs e entusiastas, provando que, em muitos casos, o que é bom realmente deixa saudades.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile