Considerado um dos compactos mais queridos da Chevrolet no Brasil, o Celta conquistou uma legião de fãs ao longo de sua trajetória. Com apenas uma geração produzida entre 2000 e 2015, o modelo fez um tremendo sucesso no mercado nacional e foi vendido até 2016, deixando um legado que muitos ainda lembram com nostalgia.
Origem e Proposta
O Chevrolet Celta teve sua origem no projeto Blue Macaw (Arara-Azul), desenvolvido pela divisão brasileira da General Motors. A proposta inicial era clara: criar um carro acessível, com linhas atraentes e baixo custo de manutenção, voltado para as camadas demográficas de menor poder aquisitivo.
Design e Produção
O design do Celta foi assinado por Paulo Konno, designer da GM do Brasil. Lançado em 2000 na fábrica de Gravataí, o compacto rapidamente conquistou o mercado. Apenas um ano após seu lançamento, em 2001, já haviam sido comercializadas 100 mil unidades.
Versões e Variedade
Ao longo de sua existência, o Celta foi produzido em diversas versões, como Life, Spirit, Super, Energy, Off-road, Piquet, LS e LT. Essa variedade de opções consolidou o modelo como um símbolo de polivalência e confiabilidade.
O Fim de uma Era
Apesar de seu sucesso, a produção do Chevrolet Celta foi encerrada em abril de 2015, porém as unidades remanescentes foram vendidas até 2016, marcando o fim de sua trajetória no mercado nacional. Ao todo, foram aproximadamente 1,5 milhão de unidades vendidas, fazendo do Celta um verdadeiro ícone dos compactos no Brasil.
Preço
O Chevrolet Celta ano modelo 2016 não é um carro caro, atualmente é possível encontrar exemplares com preços bem acessíveis, na Tabela Fipe, um Celta Spirit/ LT 1.0 MPFI 8V FlexP. 5p 2016 custa R$ 33.930,00 (Trinta e três mil e novecentos e trinta reais).
Chevrolet Celta 2016 – Ficha Técnica
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 13,4 s
- Velocidade máxima: 161 km/h
Transmissão
- Tipo de acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual de 5 marchas (F17 Minus HR)
- Tração: Dianteira
Motor
- Alimentação: Injeção multiponto
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 999 cm³
- Cilindros: 4 em linha
- Código do motor: GM Família I
- Comando de válvulas: Único no cabeçote, acionado por correia dentada
- Curso do pistão: 62,9 mm
- Diâmetro do cilindro: 71 mm
- Disposição: Transversal, dianteiro
- Peso/potência: 11,4 kg/cv
- Peso/torque: 91,8 kg/kgfm
- Potência específica: 78,1 cv/litro
- Potência máxima: 78 cv (A) / 77 cv (G) a 6400 rpm
- Razão de compressão: 12,6:1
- Torque específico: 9,7 kgfm/litro
- Torque máximo: 9,7 kgfm (A) / 9,5 kgfm (G) a 5200 rpm
- Válvulas por cilindro: 2
Dimensões
- Altura: 1429 mm
- Bitola dianteira: 1387 mm
- Bitola traseira: 1388 mm
- Carga útil: 460 kg
- Comprimento: 3788 mm
- Distância entre-eixos: 2443 mm
- Largura: 1626 mm
- Peso: 890 kg
- Porta-malas: 260 litros
- Tanque de combustível: 54 litros
- Vão livre do solo: 115 mm
Pneus
- Altura do flanco: 116 mm
- Dianteiros/Traseiros: 165/70 R13
- Estepe: 165/70 R13
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro mínimo de giro: 9,8 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson com mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
Freios
- Dianteiros: Disco sólido
- Traseiros: Tambor
Autonomia
- Rodoviária (A): 470 km
- Rodoviária (G): 691 km
- Urbana (A): 410 km
- Urbana (G): 578 km
Consumo
- Rodoviário (A): 8,7 km/l
- Rodoviário (G): 12,8 km/l
- Urbano (A): 7,6 km/l
- Urbano (G): 10,7 km/l
Em suma, o Chevrolet Celta deixou sua marca na história automotiva brasileira, sendo lembrado como um carro acessível, confiável e versátil. Mesmo após o fim de sua produção, o modelo continua a ser celebrado pelos fãs e entusiastas, provando que, em muitos casos, o que é bom realmente deixa saudades.