Motor do Creta? New Tucson ganha conjunto híbrido

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A Hyundai ampliou a estratégia de eletrificação no Velho Continente e iniciou oficialmente as vendas do Tucson híbrido plug-in (PHEV). O SUV, que já é um dos modelos médios mais populares da marca na região, passa a oferecer uma opção ainda mais eficiente, com proposta urbana e autonomia elétrica que atende bem ao uso diário.

Hyundai New Tucson / Foto: Hyundai

Motor híbrido plug-in com desempenho elevado

O Tucson PHEV combina o motor 1.6 T-GDi Smartstream a gasolina com um motor elétrico de 72 kW, alimentado por uma bateria de 13,8 kWh. O conjunto entrega 248 a 265 cv e até 350 Nm de torque, dependendo do mercado europeu.

Esse 1.6 turbo é o mesmo aplicado no Creta Ultimate no Brasil, porém aqui ele entrega 193 cv e 27 kgfm sem qualquer assistência elétrica. No Tucson europeu, o sistema plug-in permite rodar em modo 100% elétrico por cerca de 56 km no ciclo WLTP. Para muitos motoristas, essa autonomia cobre os deslocamentos urbanos sem gastar uma gota de gasolina.

Quando a bateria se esgota, o motor a combustão assume sozinho ou trabalha junto ao elétrico para otimizar consumo e desempenho, sempre administrado pela transmissão automática de seis marchas.

Tecnologia de condução e segurança

A versão plug-in chega ao continente europeu equipada com um pacote completo de assistências à condução. Entre os destaques está o Highway Driving Assist 1.5, que une controle de cruzeiro adaptativo ao assistente de faixa baseado em navegação.

Além disso, o SUV traz os principais recursos de segurança ativa oferecidos na Europa, reforçando a proposta de um veículo eficiente e também preparado para longas viagens.

Proposta alinhada às regras europeias

A chegada do Tucson PHEV fortalece o posicionamento da Hyundai em um momento em que a eletrificação avança rapidamente no continente. A marca coloca no mercado a opção mais eficiente da linha, vendida ao lado das versões híbrida convencional (HEV) e a combustão.

Hyundai New Tucson / Foto: Hyundai

No cenário europeu, onde as regras de emissões estão cada vez mais rígidas, essa versão plug-in atende às exigências de redução de consumo e incentivos voltados para veículos de baixa emissão.

E no Brasil?

O novo Tucson deixou de ser vendido por aqui há alguns meses e, por enquanto, não há indicação de que a Hyundai trará a variante eletrificada ao país. A decisão segue a estratégia local da marca, que hoje foca nos SUVs menores e nos modelos importados híbridos da linha Ioniq.

O início das vendas do Tucson PHEV na Europa marca mais um passo da Hyundai na eletrificação de sua linha. Com boa autonomia elétrica, desempenho elevado e pacote tecnológico avançado, o SUV reforça sua posição entre os principais modelos médios do continente. Enquanto isso, o mercado brasileiro segue à margem dessa novidade, sem previsão de retorno ou de uma versão eletrificada no curto prazo.

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