Pouco mais de um ano após sua estreia no Brasil, o Citroën Basalt chega à linha 2026 com pequenas, mas importantes atualizações. Mesmo sem mudanças no design ou no conjunto mecânico, o SUV compacto passa a oferecer melhor acabamento interno e mais conforto para o motorista. Agora, há costuras aparentes nos bancos, apoio de braço para o condutor e uma nova versão topo de linha, a Dark Edition, que substitui a antiga “First Edition”.

Além disso, o modelo — que foi finalista do prêmio Carro do Ano 2025 — mantém um de seus grandes atrativos, o preço. O Basalt continua sendo o SUV mais acessível à venda no país, já que segue com descontos no site oficial da marca.
Preços do Citroën Basalt 2026
Embora o preço oficial comece em R$ 101.490, todas as versões estão sendo oferecidas com valores promocionais. Confira como fica a nova tabela:
-
Basalt Feel 1.0 MT: R$ 93.990
-
Basalt Feel 1.0 Turbo 200: R$ 108.990
-
Basalt Shine Turbo 200: R$ 113.990
-
Basalt Dark Edition Turbo 200 AT: R$ 114.990
Com isso, o modelo de entrada pode ser encontrado por cerca de R$ 94 mil, o que reforça a proposta de custo-benefício que tem marcado a linha.
Motorização e desempenho
Por enquanto, o Basalt 2026 não ganhou sistema híbrido leve — algo que deve aparecer apenas na linha 2027. Assim, o SUV segue com duas opções já conhecidas do grupo Stellantis.
A versão Feel 1.0 aspirada traz o motor Firefly de até 75 cv e 10,7 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas, o mesmo conjunto usado no Citroën C3 e no Fiat Argo.
Já as configurações Feel Turbo, Shine e Dark Edition utilizam o motor 1.0 T200 turbo flex, que entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre com transmissão automática CVT de sete marchas simuladas.
Design e dimensões
No visual, o Basalt mantém o estilo robusto e moderno. São 4,34 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,58 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. A dianteira continua com grade trapezoidal pequena e linhas cromadas que destacam o chevron da Citroën.
Os faróis triangulares halógenos contam com luzes diurnas em LED no formato de bumerangue, enquanto as rodas de 16 polegadas exibem visual que remete a uma estrela.
Na traseira, o SUV traz caimento cupê e lanternas mais quadradas, que avançam sobre as laterais. A versão Dark Edition adiciona spoiler traseiro, pedaleiras esportivas e detalhes exclusivos, realçando o visual urbano e dinâmico.
Interior e equipamentos
O grande destaque do Basalt 2026 está na melhora do acabamento interno. Agora, todas as versões contam com vidros elétricos traseiros com comando nas portas, algo que antes gerava críticas de proprietários. Além disso, o apoio de braço para o motorista é item de série desde a configuração de entrada.
A partir da versão Shine, o SUV passa a oferecer bancos de couro. Já desde a base, há painel digital de 7″ e central multimídia de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Entre os principais equipamentos estão direção elétrica, câmera de ré, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, quatro airbags, rodas de liga leve de 16″, piloto automático (nas versões superiores) e ar-condicionado automático digital na versão Shine.
Por fim, a Dark Edition traz ainda rodas pretas, interior com costuras vermelhas, spoiler traseiro e tapetes de carpete exclusivos.
Consumo do Citroën Basalt 2026
Segundo o Inmetro (PBEV), o consumo do Basalt varia conforme o motor e o combustível:
1.0 aspirado (manual)
Etanol: 9,2 km/l (cidade) / 10,1 km/l (estrada)
Gasolina: 13,2 km/l (cidade) / 14,3 km/l (estrada)
1.0 T200 turbo (automático)
Etanol: 8,4 km/l (cidade) / 9,6 km/l (estrada)
Gasolina: 12,1 km/l (cidade) / 13,7 km/l (estrada)
Logo, o Citroën Basalt 2026 chega mantendo o visual moderno e o foco no custo-benefício. Mesmo sem evoluções mecânicas ou visuais, o SUV compacto se destaca por oferecer mais conforto, acabamento aprimorado e uma lista de equipamentos completa por um preço competitivo.
Com a versão de entrada partindo de R$ 94 mil, o modelo reforça o papel da Citroën de entregar um SUV acessível, urbano e funcional, ideal para quem busca estilo e tecnologia sem gastar demais.